• Jenildo Cavalcante

Prefeitura de Mâncio Lima e Embrapa reafirmam continuidade de parcerias

O Prefeito Isaac Lima recebeu na manhã desta segunda-feira, 11, em seu Gabinete a visita do Chefe - Geral da Embrapa Acre, Eufran Amaral.

Na conversa, com a presença do Secretário de Produção, Ezio Júnior, do Presidente da Câmara de Vereadores, Renan Costa e demais assessores, foi tratado da continuidade do Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições com ações de transferência de tecnologias para o fortalecimento da produção agrícola e conservação dos solos.

É o tipo de solo que vai definir a cultura agrícola a ser utilizada em cada área, a textura argilosa é um tipo em que retém mais água e mais propicia para agricultura em geral. Um dos problemas identificados nos estudos é a incidência de erosão devido o solo ser de relevo ondulado com camada superficial arenosa. Para evitar este tipo de fenômeno é necessário que o solo fique coberto por algum tipo de vegetação. Com a análise química é possível definir as doses de colagem e adubação, procedimento usado para correção do solo.

O Termo de Cooperação Técnica celebrado com a Embrapa e a Prefeitura de Mâncio Lima terá duração de três anos podendo ser prorrogado mediante Termo Aditivo. A previsão é que até o final do ano 2021 a gestão já tenha um panorama das amostras do solo e das aptidões agrícolas do Município.

Jenildo Cavalcante

Imagens: Evandro Ibernon