top of page

Prefeitura de Mâncio Lima dar início ao Projeto IDEB Qualifica Mais com foco na Prova Saeb 2023


A aplicação do Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica 2023 está com data marcada, a mesma acontece de 23 de outubro a 10 de novembro, em todas as unidades da Federação, com o objetivo de avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação ofertada pelos municípios nas unidades escolares selecionadas e para os alunos do 5º ano do ensino fundamental, este anos será ampliada também para os professores.


Dessa forma, além da mudança do formato de aplicação para os docentes, haverá também a expansão da população de referência, que passa a contemplar os professores das turmas que recebem aplicações amostrais do 2º ano do ensino fundamental, bem como de ciências da natureza e ciências humanas do 9° ano do ensino fundamental.

Para melhorar os atuais índices do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que avalia a educação básica do município, a prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto está desenvolvendo o Projeto IDEB Qualifica Mais. O objetivo é trabalhar de forma dinâmica e diversificada os descritores dos componentes curriculares de português e matemática abordados nos cadernos da avaliação do SAEB 2023, com o intuito de fixar os conteúdos já trabalhados no decorrer das atividades na sala de aula entre professor e aluno, para que os mesmos possam ter um bom desempenho na realização da avalição que será feita este ano.

“O Projeto aulão que a SEMEC vem desenvolvendo nas 5ª séries do Ensino Fundamental das escolas que irão participar da avaliação é para que possamos subir no ranking do IBED, saindo de 4.2 para no mínimo 5 ou 5.5 e, isto é perfeitamente possível a partir do empenho de todos e o desenvolvimento de atividades como esta nas nossas escolas. Nossa equipe de ensino está trabalhando de maneira incansável para melhorar o processo ensino aprendizagem de nosso município. Estamos trabalhando na zona rural terrestre e fluvial em todos os seguimentos educacionais com este objetivo, colocar nossa cidade como uma das melhores em Educação de Ensino Fundamental”, falou Júnior Pinho, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Serão percorridas as sete Escolas Municipais que irão participar da prova do SAEB com as turmas priorizadas, 5ª anos, e as disciplinas de Português e Matemática, o aulão está sendo um reforço a mais para as escolas. As atividades estão sendo desenvolvidas de forma lúdica e aborda interpretação de texto, ortografia, compreensão textual e, na matemática as quatro operações, figura geometria, porcentagem, raciocínio lógico e frações, todas trabalhadas com metodologias ativas em que o aluno constrói o conhecimento.

“Este reforço que a SEMEC está trazendo é muito produtivo pois, estamos trabalhando as atividades de maneira lúdica e dinâmica em que os alunos apreendam brincando e produzindo conteúdos de forma prazerosa. Com estas atividades, estamos melhorando o processo de aprendizagem, a escola vem desde o primeiro bimestre trabalhando em cima da avaliação da prova do SAEB, todos unidos e focados neste objetivo”, destacou o Professor de Matemática Antônio Candido.

O Colégio Municipal Padre Edson de Oliveira Dantas é uma das escolas mais antigas e maiores do Município, sua clientela é de 476 alunos e, destes, 108 só do 5º ano e irão participar da prova de avaliação do MEC. A prova Saeb avalia ainda desempenho do aluno, aprovação, reprovação e a evasão escolar dos estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, possibilitando que os educadores diagnostiquem o nível de conhecimento dos alunos dentro da turma, monitorem o progresso no desenvolvimento dos estudantes, orientem seu trabalho e promovam intervenções pedagógicas.

“Todas estas atividades somam para melhorar os resultados na prova de avaliação do IDEB, são atividades diferenciadas que a SEMEC está propondo através de aulões nos estabelecimentos de ensino que serão avaliados. Mas, é importante não deixar de lado as outras que também passam por esta avaliação, tendo bons índices de aprendizagem, de aprovação, de permanência do aluno a fim de obtermos um resultado positivo e melhorar mais ainda o processo ensino aprendizagem”, disse Professora Tania Gadelha, Diretora do Colégio Pe. Edson.

Projeto IDEB Qualifica Mais, aprovado pela Câmara de Vereadores, traz um incentivo a mais para a escola e para os professores. Serão premidas com R$ 5 mil as duas escolas que apresentarem melhor resultado na avaliação e, R$ 3 mil para os três melhores professor. A premiação está garantida em lei para todos os anos de avaliação da Prova Saeb, a premiação ocorre após a divulgação dos dados do IDEB.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário

Commentaires


bottom of page