Ações estão sendo organizadas de forma descentralizada, para haver melhor acolhimento aos integrantes do novo grupo prioritário
Com mais 5.200 doses de vacina recebida e pouco mais de 4.175 mil pessoas já imunizadas com pelo menos uma dose contra a Covid-19, a Prefeitura de Mâncio Lima avança na vacinação das pessoas com comorbidade. Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), trata-se de um novo grupo prioritário de aplicação de doses para combater o Coronavírus. Integrantes desse grupo devem ficar atentos aos dias e horários de vacinação, bem como, aos documentos exigidos para a comprovação da doença.
“Eu sou, primeiramente, grata a Deus, porque temos muitas pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de tomar essa vacina e, segundo, agradeço de mais o serviço de saúde e a Prefeitura de Mâncio Lima, que tem feito um esforço gigantesco para que a vacina chegue àqueles grupos ao qual é destinada. Mesmo vacinada com a primeira dose, os cuidados são mantidos, estou em isolamento, uso máscara sempre que preciso sair e recomento que as outras pessoas façam o mesmo”, disse a funcionária pública Renê Marçal da Costa Silva.
Quem esteve acompanhando de perto o início da vacinação para os grupos das comorbidades foi o Prefeito em Exercício Renan Costa que, acompanhado do Presidente da Câmara de Vereadores em Exercício Vlade Vasconcelos e do Vereador Mazin estiveram nas unidades de saúde onde acontece a imunização.
“A vacina é fundamental e, diria até que a arma principal que temos contra esse vírus, que já nos tirou tantos amigos e pessoas queridas. É importante que as pessoas não deixem de se vacinar, não deixem de procurar as unidades de saúde para receber o imunizante porque fazendo isso vão estar protegendo a si mesmo e a quem você ama”, finalizou Renan Costa, Prefeito em Exercício.
Como forma de evitar aglomeração, a Secretaria de Saúde está organizando a vacinação de forma descentralizadas e com doses disponíveis nas Unidades de Saúde. O objetivo é garantir melhor acolhimento para as pessoas com comorbidades e mais segurança aos pacientes durante a verificação dos documentos que comprovarão a doença.
“Aqui na Unidade de Saúde Quintino Rio Branco Lebre a vacinação tem ocorrido de maneira tranquila, a procura é maior nas primeiras horas, porém, durante todo o dia vamos estar para aqui parta atender as prioridades desta fase de vacinação. Até o momento não tivemos nenhuma recusa, apenas um senhor que viaja hoje para Rio Branco a tratamento e que recomendamos o mesmo a tomar sua dose assim que voltar, visto que, a vacina dar reações. Nesta unidade, temos um grupo pequeno, os nossos agentes de saúde já haviam feito um levantamento prévio”, destacou Evanilda Maia, Técnica de Enfermagem.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Vlade Vasconcelos, acompanhou a vacinação e falou da alegria e da importância da imunização para este grupo considerado de risco e que tem sido um dos mais afetados pela COVID-19.
“Estou muito feliz por estar aqui como Presidente da Câmara em Exercício acompanhando o prefeito nas Unidades de Saúde, que estão dando início a vacinação da COVID-19 para o grupo das comorbidades. Esse grupo tem sido um dos mais afetados por este vírus e, infelizmente muitos não estão aqui para contar a história. Esta é uma pauta que eu defendo muito, a pauta da Saúde e, é muito importante que as pessoas sejam bem assistidas e vacinadas neste momento de pandemia que passamos”, finalizou Vlade Vasconcelos, Presidente em Exercício da Câmara de Vereadores.
Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Mâncio Lima Comorbidades – Fase 1
Pessoas com Síndrome de Down de 18 anos acima.
Pacientes que fazem terapia renal substitutiva (hemodiálise) idade acima de 18 anos.
Gestantes com comorbidades com idade acima de 18 anos.
Puérpera com até 45 dias após o parto que possuem alguma morbidade
Pessoas com comorbidades com idade de 55 a 59 anos.
Jenildo Cavalcante
Assessoria de Comunicação Social
Imagens: Evandro Ibernon
Comments