top of page

Prefeitura de Mâncio Lima capacita técnicos para o uso do software QGIS e manuseio de Drones


A Prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo realizou mais um curso de capacitação voltado para técnicos, legislador, gestores, estudantes e pesquisadores, o curso de QGis e manuseio de Drone faz parte da meta de capacitação do Projeto de Fortalecimento das Politicas Municipais de Meio Ambiente.

O curso de QGIS é um programa de treinamento que teve como objetivo ensinar os participantes a utilizarem o software QGIS (Quantum GIS) para realizar tarefas relacionadas a Sistemas de Informações Geográficas (SIG). O QGIS é um software livre e de código aberto, amplamente utilizado para a manipulação, análise e visualização de dados geoespaciais.


O curso abordou diversos tópicos, tais como: Introdução ao QGIS: Uma visão geral do software, sua interface e funcionalidades básicas, aquisição de dados geográficos: Como obter dados geográficos de fontes diversas, como mapas, imagens de satélite, dados GPS, entre outros, gerenciamento de dados geográficos: Como importar, exportar e organizar camadas de dados geográficos no QGIS, utilização de ferramentas e técnicas para realizar análises espaciais, como sobreposição de camadas, cálculos de distância, consultas espaciais, entre outros, como georreferenciar imagens e transformar coordenadas de um sistema de referência para outro.

Parte dos cursistas capacitados irão usar a ferramenta para trabalhar com dados geográficos e realizar análises espaciais para alimentação da plataforma digital e que está em fase de construção. Isso pode ser aplicado em diversas áreas, como planejamento urbano, gestão ambiental, agricultura, cartografia, entre outros.

A aula de Drones inclui um breve histórico do surgimento do equipamento, que hoje se tornou fundamental para o uso na agricultura, mapeamento de cidades e monitoramento de áreas urbanas e rurais. Ao implementar a tecnologia de DRONES, as empresas podem melhorar o rendimento das culturas, economizar tempo e tomar decisões de gestão da terra que melhorarão o sucesso a longo prazo.

A aula pratica ocorreu no Centro de Lazer Betânia e no Complexo esportivo Totão. Os participantes puderam apreender a manusear o veículo aéreo não tripulado e conhecer a legislação que rege para o seu uso diário.

O curso faz parte do Projeto de Fortalecimento das Políticas Municipais de Meio Ambiente com financiamento do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos por meio do Ministério da Justiça, oferecido pela empresa Sergipana Econsult – Environmental Consulting que desenvolve importantes projetos para o fortalecimento econômico do País dentre outros.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon/Arquivos SEMATUR

0 comentário

Comments


bottom of page