Prefeito Issac Lima comanda pessoalmente combate à dengue e pede envolvimento da população



O prefeito Isaac Lima (PT), comanda pessoalmente as operações de enfrentamento aos focos do mosquito Aedes aegipty, o transmissor da dengue, no município de Mâncio Lima. Nesta sexta-feira (7), Issac  e sua equipe começaram os trabalhos vistoriando residências no bairro São Francisco.


“Estamos enfrentando uma epidemia muito forte mas atuamos com toda nossa equipe contra os focos do mosquito, conscientizando as pessoa sobre os terrenos baldios, limpeza de tanques e outras ações necessárias ao combate à dengue”, disse o prefeito.


Além da dengue, o mosquito Aedes aegipty tramiste também o vírus zika e a febre chicungunya, entre outras complicações. Combater seus criadouros é a única prevenção.


“As pessoas também precisam tomar consciência de procurarem imediatamente uma unidade de saúde assim que sentir os sintomas típicos da dengue”, alertou Francisco Melo, coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde de Mâncio Lima. “Entre as ações que as pessoas devem adotar é a limpeza semanal dos tanques pois é neles que se encontra o maior número de larvas do mosquito da dengue”, orientou Joice Mota, secretária de Saúde de Mâncio Lima, que acompanha o prefeito nas incursões de enfrentamento à doença no município.


Em Mâncio Lima, 95% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro dos quintais.


O Sr Sérgio Dias, morador de Mâncio Lima, alertou para a necessidade da população fazer a sua parte, antes não tomava medidas de prevenção. “Eu e minha filha já pegamos dengue, mas graças a orientação que recebemos agora irei fazer uma limpeza melhor no meu quintal e no meu tanque”, disse o morador.


Saiba como combater os focos:


– Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

– Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

– Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

– Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

– Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

– Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

– Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.

– Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d’água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos

– Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.

– Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

– Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

– Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

– Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.


Fonte: https://www.juruaemtempo.com.br/prefeito-issac-lima-comanda-pessoalmente-combate-a-dengue-e-pede-envolvimento-da-populacao/

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

Portal da Transparência

Pessoal / RH

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

OGU/Emendas Parlamentar

Convênios Federais

Lista dos beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede SIM "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à informação

   Registro

   Consulta

   Estatísticas do "e-Sic"

   Glossário

 

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas