Prefeito Isaac Lima e Deputada Jéssica Sales entregam grupos geradores nas comunidades ribeirinhas



O Prefeito Isaac Lima e a deputada federal Jéssica Sales entregaram no último final de semana, nas comunidades ribeirinhas do Rio Môa, 40 grupos geradores de energia — no valor de R$ 300 mil — adquiridos através de emenda da parlamentar emedebista, junto ao Programa Calha Norte, que é coordenado pelo Ministério da Defesa. Após a entrega e instalação dos equipamentos que deverá ser finaliza pela prefeitura, centenas de pessoas serão beneficiadas com energia elétrica. Parte da população da zona rural do município ainda não dispõe de energia elétrica em suas casas, mas aos poucos a realidade dessa população vem mudando. Os vereadores Renan, Mazinho, Zeca do Pentecostes, os Secretários Municipais Arcanjo Leite, Gersica Lima e Rosaldo Marques bem como outras lideranças políticas participaram da programação.


“Quero agradecer o carinho e o respeito que o prefeito Isaac Lima sempre destina a mim. Ele fez questão da minha presença na entrega dos equipamentos, pois assim como eu, ele sabe que a verdadeira política é feita sem cores partidárias, porque servir a população é o nosso maior compromisso. Não foi possível fazermos a entrega de todos os geradores, mas em breve a prefeitura irá concluir toda a distribuição, contemplando todas as 40 comunidades divulgadas, no projeto aprovado pelo Ministério da Defesa, que por usa vez deverá vistoriar a instalação e uso de cada equipamento nas referidas comunidades. A seleção das famílias é feita com total autonomia da Prefeitura. Assim cumpro mais um compromisso que assumi com a população ribeirinha”, diz Jéssica Sales.


Além de atender as escolas, os geradores servirão também para a população das comunidades ribeirinhas. Jéssica Sales destaca que é preciso um esforço muito grande de todos os representantes públicos do Acre para mudar a realidade das localidades que não foram atendidas pelo Programa Luz Para Todos, como é o caso das comunidades ribeirinhas do interior do Estado, onde as longas distâncias e a dificuldade de acesso tornam quase impossível a instalação de redes elétricas convencionais. 


"Estou muito feliz e agradecido pela Deputada Jessica ter feito questão de estar nesta agenda. A Jessica tem nos ajudado muito e tem sido muito dedicada e atenciosa com nossa gente. Esses geradores, para quem vive na cidade e tem energia elétrica 24 horas, pode não significar nada mas, para o ribeirinho que não tem condições de comprar um motor para gerar energia é um ganho muito grande. Significa que a partir de agora nossas escolas terão água gelada, poderão usar a TV e o computador com recursos didáticos. Esse primeiro momento a entrega está sendo feita para todas as escolas porém, as comunidades também serão contempladas", finalizou o Prefeito de Mâncio Lima.

“Nesses lugares a energia não existe, todos usam velas, lamparinas e são poucas as famílias que têm condições de comprar um gerador. É preciso fazer um mandato junto ao povo como fazemos para saber a da realidades e das verdadeiras necessidades dos ribeirinhos”, enfatiza Jéssica.

Para o Prefeito Isaac Lima o momento é de comemorar e agradecer o empenho e dedicação que a parlamentar tem dispensado ao Município de Mâncio Lima. De acordo com o gestor os geradores significa muito para as pessoas que ainda vivem no isolamento e sem acesso a informação.


As cerimônias de entrega dos geradores foram realizadas na Escola Gezuilo Eudes, comunidade Socó; Escola Pedro de Moraes, comunidade São Salvador; Entrega na Escola 07 DE Setembro, comunidade Conceição; Escola estadual Hermilio Generoso de Oliveira, comunidade Meia Dúzia; Escola Josefa de Queiroz, comunidade Pé da Serra; Escola Francisco Militao, comunidade Zumira; Escola Pedro de Moraes , terra Indígena Nukini; Escola Estadual Adelia Costa, comunidade Indígena Naua. “A chegada destes equipamentos oferecerá comodidade às famílias, proporcionando-lhes um pouco de conforto nas suas residências, como iluminação noturna, refrigeração para conservação de alimentos, captação de água para uso doméstico”, finaliza Jéssica Sales

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

Portal da Transparência

Pessoal / RH

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

OGU/Emendas Parlamentar

Convênios Federais

Lista dos beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede SIM "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à informação

   Registro

   Consulta

   Estatísticas do "e-Sic"

   Glossário

 

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas