Prefeito Isaac Lima conversa com Ministro da Ciência e Tecnologia sobre distribuição de internet

O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Astronauta Marcos Pontes, apresentou o programa GESAC a Prefeitos em visita de trabalho na capital federal.

Após a apresentação, o Prefeito Isaac Lima, manifestou ao Ministro o desejo de realizar uma grande inclusão digital na cidade de Mâncio Lima e levar internet de boa qualidade para toda a população, em especial as residentes em áreas isoladas.

O que é o programa GESAC

O programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações - MCTIC, que oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga - por via terrestre e satélite, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.

O Gesac é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

Atualmente o programa conta com cerca de 5.500 Pontos de Presença em funcionamento, instalados em: I. Instituições públicas; II. Entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, por meio das quais seja possível promover ou ampliar o processo de inclusão digital; e III. Instituições públicas de ensino, saúde, segurança e unidades de serviço público localizadas em áreas remotas, de fronteira ou de interesse estratégico.

Havendo disponibilidade contratual, a solicitação será feita à contratada em 20 (vinte) dias. A contratada possui 60 (sessenta) dias para a realização do serviço, segundo o prazo contratual. Este serviço é gratuito para o cidadão.