Ponte do ramal do Viola está 95% concluída e já permite o acesso de veículos e pedestres

Atualizado: 3 de ago.


O Igarapé Branco, localizado no Ramal dos Caetanos, possui pouco mais de 25 metros de largura, um manancial de águas pretas que separa os Municípios de Rodrigues Alves e sua vizinha Mâncio Lima.


O Ramal, formado em sua maioria por produtores rurais e pecuarista, é um importante via de escoamento da produção local e regional. Encrustada em seu leito está a ponte que liga as duas cidades e que, graças ao empenho do Prefeito de Mâncio Lima, Governo do Estado por meio do DERACRE foi reconstruída do zero e já está com 95% concluída, encerrando de vez as especulações e a desconfiança de parte dos moradores daquela região de que a mesma não seria feita.

“Aqui é fruto de um esforço conjunto do Governo do Estado, Deracre e da Prefeitura de Mâncio Lima, era uma reivindicação antiga nossa que agora se concretiza. Naquele momento a população pedia uma minirreforma, porém, juntamos os esforços e construímos uma ponte nova, segura feita com madeira de qualidade. Mesmo sabendo que os moradores estão sob a jurisdição de Rodrigues Alves, em momento algum a nossa gestão se escusou e tampouco ficou alheia a situação. A ponte já oferece trafegabilidade restando apenas os últimos detalhes para a conclusão final”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A nova ponte vai garantir o acesso de mais 300 produtores rurais que vivem no Ramal dos Caetanos, a equipe do Deracre trabalhou incansavelmente para entregar a obra o mais rápido possível, a construção da ponte em madeira tem por objetivo garantir o acesso da comunidade, bem como facilitar o escoamento da produção agrícola.

“Sensível a situação desses moradores o Prefeito Isaac Lima procurou o Deracre, expôs a situação e prontamente uma equipe junto com o Diretor estiveram no local e se comprometeram em reconstruir esta ponte. A união faz a força e os resultados aparecem, agradecemos a compreensão e a paciência da população em aguardar até que as condições tanto financeiras quanto meteorológicas permitissem o início desta tão sonhada obra. Além da construção de pontes, DERACRE e Prefeitura de Mâncio Lima estão trabalhando na recuperação de ramais e, é importante dizer que esses ramais, não são somente em Mâncio Lima, mas em Rodrigues Alves, um pedido especial que o Prefeito Isaac fez por entender que parte deles são manciolimense”, finalizou José Mauri, Gerente Regional do Deracre no Juruá.

A obra de reforma seguiu com a troca do pavimento antigo, que deu lugar a uma nova ponte. Os gestores, Diretor Regional do Deracre, Prefeito de Mâncio Lima, o Secretário Especial Danilo Chagas e técnicos do órgão estadual estiveram na tarde da ultima terça-feira, 02, no canteiro de obras e visitando o Ramal da Bahia.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: Evandro Ibernon