top of page

Parceria entre Prefeitura e SENAC já capacitou mais de 200 jovens para o mercado de trabalho


Os cursos profissionalizantes desempenham um papel fundamental no mercado de trabalho, tanto para os indivíduos quanto para a economia como um todo. Eles são projetados para fornecer habilidades específicas e conhecimentos práticos em uma determinada área profissional, tornando os estudantes mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual.


Uma parceria da Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o SENAC tem rendido bons frutos e inserido diversos profissionais de áreas especificas no mercado de trabalho. Os cursos levam em consideração as necessidades do mercado, capacitando os estudantes em habilidades específicas e práticas necessárias para desempenhar funções diversas.

“A primeira coisa que nós fazemos é verificar as vagas de emprego que estão sendo ofertadas no Município, desde a quantidade e as necessidades de formação do profissional requerido. De posse destas informações, fazemos o contato com o SENAC para ver o curso que se encaixa para o momento, para nós não é interessante trazer uma formação sem que o profissional seja futuramente absorvido pelo mercado de trabalho. Um exemplo claro foi com a abertura de novos postos de combustíveis, já formamos mais de duas turmas e boa parte dos participantes já estão trabalhando de carteira assinada. É gratificante ver as famílias melhorando de vida, os filhos trabalhando e contribuindo com a renda dentro de suas casas”, disse Rocilda Mendonça, Secretaria Municipal de Assistência Social.

O mercado de trabalho está em constante evolução, com avanços tecnológicos e mudanças nas necessidades das empresas. Os cursos oferecidos tem procurado acompanhar essas mudanças, garantindo que os estudantes estejam atualizados com as práticas e tendências mais recentes de sua área de atuação.

Débora Laiane Melo Costa é da turma de Operador de Caixa de 2022, dois meses após concluir a formação foi convidada a estagiar em uma rede de supermercados. Mostrando ótimo desempenho e, usando o conhecimento adquirido, foi contratada e promovida, hoje, atua como supervisora de caixas e assistente de gerência e comemora um ano de contratação com carteira de trabalho assinada.


“O Curso de Operador de Caixa, ofertado pelo SENAC e a Secretaria Municipal de Assistência Social foi fundamental para a minha formação profissional e para logo em seguiu eu conseguir um emprego. Eu não tinha formação nenhuma, estava desempregada e apostei tudo na formação, tirando todas as dúvidas e absorvendo o máximo possível dos conteúdos aplicados em sala. Após o estágio e, diante da minha dedicação, fui convidada a integrar o quadro de funcionários e já com uma promoção, supervisora de caixas e assistente de gerência. Tudo que os professores passaram foi muito importante para o meu crescimento profissional, basta querer e fazer das oportunidades que lhes são oferecidas um trampolim para um bom emprego e melhorar a renda da família”, ressaltou Débora Laiane.

A jovem Sayanne Abreu é outro exemplo positivo de como o Curso de Operador de Caixa faz a diferença na vida de quem teve a oportunidade de participar dele. Desempregada, a hoje mídia social de uma rede de supermercados não pensou duas vezes em se inscrever. Com a turma em andamento já enviou seu curriculum nas principais lojas da cidade e, para sua surpresa em menos de um mês foi convidada a fazer um estágio o que lhe rendeu a efetivação e mudança de cargo, hoje ela é a responsável setor de marketing de um supermercado local.


“Os ensinamentos dados pelos instrutores foi fundamental para eu chegar ao cargo que estou hoje, graças a Deus eu não esperei tanto tempo para ser chamada para trabalhar e, tudo isso eu atribuo a oportunidade que me foi dada pela Prefeitura e Pelo SENAC de me capacitar e está apta a ingressar no mercado de trabalho. Hoje, sou parte do setor de marketing digital na minha empresa e, só tenho a agradecer ao Senac, a minha orientadora Marilene e a Assistência Social por terem me instruindo tão bem, sem esta formação tenho certeza que não estaria trabalhando”, destacou Sayanne Abreu.

Mas, os cursos de formação não são apenas para preparara o profissional para o mercado de trabalho, o objetivo é também aperfeiçoar e atualizar quem já está trabalhando e, foi o que a frentista Maria Antônia fez, tão logo abriu vagas para Atendimento ao Cliente, se inscreveu e já comemora os resultados.


“Eu já trabalho há alguns anos e, mesmo estando atuando, senti a necessidade de me qualificar mais ainda no atendimento ao cliente, nas relações de trabalho, no que diz respeito a ética e compromisso profissional. Aprender nunca é demais e, o SENAC por meio da Secretaria de Assistência Social tem feito isso, oferecer formação para quem atua e para quem pretende ingressar no mercado de trabalho”, enfatizou Maria Antônia Ferreira da Silva, frentista.

Em 2022 foram formadas quatro turmas de Frentistas, Operador de Caixa, Assistente Administrativo e Recepcionista somando mais de 200 jovens capacitados para o mercado de trabalho. Destes, mais de 20 já estão no mercado de trabalho recebendo promoções e bons salários.

“Eu estou muito animado com esta nova turma de Frentista, principalmente neste momento em que teremos 40 horas aulas de visita técnica para colocarmos em prática aquilo que apreendemos em sala aula, vou me esforçar pra quem sabe ao final do curso já ser contratado para esta função. Em nome da turma quero agradecer muito a oportunidade que a Prefeitura de Mâncio Lima por meio da Assistência Social e o SENAC estão dando aos jovens, as pessoas que buscam qualificação profissional, sabemos que não tá fácil de trabalho e, sem qualificação fica mais difícil ainda”, ponderou Wigiley Dias, aluno do curso de frentista do Senac.

A visita técnica é supervisionada pelos orientadores do curso e a Assistência Social e tem carga de 40 horas, esta é a oportunidade que o aluno tem de conhecer na prática o que é ensinado em sala de aula, manuseio dos equipamentos, atendimento ao cliente e a partir daí, se destacar e futuramente conseguir ser contratado.

“Nós sempre apoiamos estas iniciativas recebendo os estagiários nas visitas técnicas e mostrando como é o trabalho na prática de um frentista, eles não atuam direto na bomba, mas conhecem todas as funções destes profissionais. Esta parceria é muito importante para a sociedade e para os jovens que estão na busca de trabalho e, nossa empresa está de portas abertas para receber sempre que formos procurados”, finalizou Genisso França, gerente de posto de combustível.


Os cursos profissionalizantes são essenciais para preparar os indivíduos para o mercado de trabalho, proporcionando-lhes habilidades especializadas, tornando-os mais empregáveis e contribuindo para o crescimento econômico geral. Eles desempenham um papel importante na formação de uma força de trabalho mais competente, adaptada às necessidades em constante mudança do mundo profissional.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon/SEMAS

0 comentário

Comments


bottom of page