...

Outubro Rosa: Prefeitura de Mâncio Lima investe na prevenção contra o câncer de mama

O mês de outubro é um mês especial, é o período em que se intensificam as ações de prevenção contra o câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção sobre esta doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Com base nestas informações é que a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem investindo em saúde preventiva. Uma parceria da atual gestão com o Hospital de Amor possibilitou a vinda da unidade móvel do Instituto de Prevenção Hospital de Amor, que ficou do dia 07 a 17 de maio estacionada no pátio da Escola Pe. Edson de Oliveira Dantas em Mâncio Lima, realizando exames preventivos de PCCU e mamografia às mulheres já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A saúde preventiva tem sido uma de nossas prioridades e estamos executando como havíamos planejado desde o começo da gestão. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa da Secretária Joice, tem se empenhado para levar aos lugares mais distantes de nossa cidade apoio e saúde de qualidade. Hoje, fico feliz em estar acompanhando o embarque de 37 mulheres para Rio Branco, afim de complementarem os exames já feitos. Estamos garantindo desde o transporte, à estadia e alimentação, pois, o ganho vai além do custo com esta ação. O Hospital de Amor que esteve em nossa cidade, já garantiu atendimento diferenciado nesta ida até sua sede em Rio Branco”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Após a coleta e envio dos resultados dos exames, 37 mulheres embarcaram, na manhã desta segunda-feira (18) para a capital acreana, afim de elucidação e finalização do laudo complementar dos exames feitos naquela época.

“Esta ação é um resultado do atendimento feito pela carreta do Hospital de Amor. Detectada as alterações, foram chamadas até Rio Branco 51 mulheres para complementação do exame de mama e PCCU. Hoje estamos enviando 37 que, amanhã estarão recebendo atendimento no Hospital de Amor de um mastologista e um ginecologista e, na quarta-feira (20), já estarão de volta. É importante destacar que caso necessite de atendimento ainda mais aprofundado todas elas já estão na rede e terão atendimento necessário que precisam” disse Ajucilene Gonçalves Mota, Secretaria Municipal de Saúde.

A professora Nonata Santos se disse confiante e feliz pela atenção e carinho com que estão sendo tratadas, para ela, a confiança e a prevenção ainda é o melhor remédio. A Prefeitura está custeando o translado de Mâncio Lima/Rio Branco, estadia e alimentação até o retorno das mesmas.