Novembro Azul: homem também se cuida

Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus e a saúde passou a ser o centro de todas as discussões e preocupações. Segundo o Ministério da Saúde, a Covid-19 é mais letal entre os homens pardos que têm mais de 60 anos e que apresentam comorbidades (ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo).

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em Mâncio Lima, a Campanha Novembro Azul, vai além dos cuidados na prevenção contra o câncer de próstata. Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma semana inteira dedicada a saúde do homem. Nas Unidades de Saúde estão sendo realizadas testagem rápida para COVID-19, HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de atendimento médico, odontológico e psicológico.

“Esta semana será toda dedicada a saúde do homem. A nossa expectativa é que muitos homens sejam atendidos nos serviços que estão sendo oferecidos, esperamos que eles se conscientizem de que é importante tirar um tempinho do dia para dedicar a sua saúde. Na sexta-feira, 27, vamos está na comunidade São Salvador, no Rio Moa, dedicando este atendimento aos nossos ribeirinhos. Lá atrás, quando iniciamos esta campanha do Novembro Azul, a procura era bem menor, hoje, temos muitos homens vindo e realizando, além dos testes rápidos, consultas para detectar a presença do câncer de próstata, então, percebemos que a nossa classe masculina está sim muito preocupada com a saúde”, destacou Ajucilene Gonçalves Mota, Secretaria Municipal de Saúde.

Este novo mês busca conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem. Quem fez questão de prestigiar a campanha e dar o bom exemplo foi o Prefeito Isaac Lima, o gestor aproveitou para colocar a saúde em dias.

“Muitas vezes nós homens nos recusamos a ir aos pés do médico, em fazer os exames de rotina porque achamos que homem não precisa estar direto nas Unidades de Saúde. Este é um pensamento que está mudando e, hoje, tenho percebido que muitos homens estão indo mais vezes ao médico e mais preocupados com a saúde. Fiz questão de dar o bom exemplo enquanto prefeito e chamar a atenção para uma doença tão grave e silenciosa como o câncer de próstata. Aproveitei e já fiz todos os testes rápidos disponíveis que graças a Deus deram negativos, conversei com o médico e psicólogo para dar o bom exemplo”, disse Isaac Lima, prefeito de Mâncio Lima.

O aposentando de 64 anos José Antônio da Mota não descuida da saúde, aproveitando a campanha e o dia ensolarado, Antônio realizou todos os testes rápidos oferecidos e já estava na fila para o atendimento com o médico. “Quero agradecer ao nosso prefeito pela atenção especial que ele tem dado para a nossa saúde. Estou satisfeito com o atendimento, o pessoal da saúde é muito atencioso e, na idade que tenho é preciso sempre está fazendo consultas, testes para não perder a oportunidade”, finalizou o aposentado Antônio Mota.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.