...

Município de Mâncio Lima recebe carreta do Hospital de Amor de Barretos

Projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres, a carreta do Hospital de Amor ficará em Mâncio Lima do dia 07 a 17 de maio. A estrutura, que conta com consultório climatizado e equipado para realização de exames de PCCU e mamografia, atenderá por dia 60 mulheres.

A unidade móvel do Instituto de Prevenção Hospital de Amor, a carreta de Amor, estacionou na manhã desta segunda-feira, 10, no pátio da Escola Pe. Edson de Oliveira Dantas em Mâncio Lima, a carreta ficará no município de 07 a 17 de maio, realizando exames preventivos de PCCU e mamografia as mulheres já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por ter essa oportunidade de estar realizando os meus exames por essa equipe e, agradecer a Prefeitura por trazer a carreta até nós. Estou fazendo os exames pela primeira vez, estou nervosa mais muito agradecida porque, muitas mulheres não tem essa oportunidade de realizar esses exames de prevenção contra o câncer”, disse a dona de casa Angélica da Silva Pinheiro.

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, agradeceu pela ação, que oportuniza exames importantes na prevenção de doenças sem grandes deslocamentos para as mulheres neste momento de pandemia do Coronavírus.

“Essa carreta aqui é de grande importância porque estamos oferecendo saúde preventiva para as mulheres. Só temos a agradecer ao Hospital do Amor e ao governo do Estado, essa aqui é uma ação conjunta de prevenção e cuidado, sabemos que nem todas as mulheres tem condições de se deslocar até Rio Branco ou até mesmo em Barretos para a realização destes exames”, citou o gestor.

O atendimento descentralizado também busca facilitar o acesso para mulheres que não têm condições de se locomover até a sede do Hospital de Amor. Após a coleta, os exames são enviados pra análise em Rio Branco, onde tem uma filial e, posteriormente, devolvidos para a Secretária Municipal de Saúde.

“É a primeira vez que o Hospital de Amor chega ao Juruá e, com a graça de Deus, a primeira de muitas vindas. Nesta primeira rodada vamos atender 400 mulheres aqui do Município de Mâncio Lima. É muito satisfatório para nós esta atividade, é um esforço grande da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Mâncio Lima bem como a equipe voluntária deste trabalho aqui na região do Juruá. Os exames serão analisados em Barreto e, caso haja alguma alteração o Hospital faz contato com esta paciente para continuar a investigação, e se houver a confirmação de câncer, a paciente é encaminhada para o Hospital do Amor de Porto Velho, para tratamento.”, destacou Daniel Lambertucci, Coordenador de Captação de Recursos no Juruá.

Derlandia Pedroza veio da zona rural do município, na comunidade Pentecostes, há três anos perdeu sua filha de 23 anos de idade para o câncer. Em sua família já há histórico de outras pessoas diagnostica com a doença. Atenta, e como forma de prevenção contra o câncer de mama, a dona de casa realiza exames periódicos e, desta feita fez questão de comparecer no primeiro dia de atendimento.

“Se a minha filha tivesse tido a oportunidade de realizar um exame desse ele ainda estaria comigo. Eu tive alterações nos meus exames de NIC 1, 2 e 3 mas, como estava no início, o tratamento foi eficaz e passei a realizar o exame com mais frequência, sempre digo que a prevenção é o melhor remédio, como na minha família tem histórico de casos de câncer eu faço constantemente o exame de mama”, ressaltou a Derlandia Pedroza.