A 6ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: "DEMOCRACIA E SAÚDE: SAÚDE COMO DIREITO E CONSOLIDAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS". foi realizada ontem (04) em Mâncio Lima. A Conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMSM), com o apoio da Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que viabilizou essa iniciativa de forma a garantir a participação popular no controle social do Sistema Único de Saúde.
O evento teve início às 7h30 e a abertura contou com a presença do Prefeito Isaac Lima, Secretária Municipal de Saúde, Ajucilene Gonçalves, Lucila Brunetta representando a Secretaria Estadual de Saúde, Uanderson Pereira representando o Conselho Estadual de Saúde, Paul Moll, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vereador Renan Costa, Promotor de justiça de Mâncio Lima, Dr. Vanderlei Batista Cerqueira e Josianes Rodrigues, Diretor do Hospital de Mâncio Lima, e foi realizada no Teatro Cultural Márcia Alencar e finalizou as 17:00.
A Gestão Junto com Você não mediu esforços, para proporcionar um espaço de debates e análises das prioridades locais. A Conferência é uma oportunidade de formulação de propostas concretas com participação da sociedade para melhorias da saúde e a participação da população é fundamental importância para ampliar as discussões sobre a saúde pública e para estabelecer as prioridades e demandas locais.
Entre os palestrantes estiveram presentes a Professora Alexsandra Costa (UFAC) e o Senhor José Cordovi (Secretaria de Estado de Saúde - Sesacre). Durante toda a Conferência fora debatido os principais desafios que Mâncio Lima enfrenta na área da Saúde. A partir desse evento, foram eleitas propostas para a elaboração do Plano Municipal de Saúde.
O prefeito afirma que a Conferência é um excelente espaço para debater propostas para a saúde e de estar junto com a população "junto com você" nessa construção. O Prefeito também aproveitou para agradecer toda a equipe, dos servidores aos Secretários, comunidade e parceiros, para juntos somar e melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população.
“Essa Conferência é um evento de muita relevância na definição das ações de saúde para os próximos anos e vai preparar delegados que irão representar o município na Conferência Nacional, quando representantes de todo o Brasil irão debater a problemática da saúde no país e definir diretrizes para a melhoria do SUS.
A Secretária de Saúde Ajucilene Gonçalves, por sua vez, ressaltou que "é essencial que a população manciolimense participe de todo esse processo, democratizando cada vez mais a saúde, aqui é a oportunidade que temos para discutir propostas que o município defenderá na Conferência Nacional de Saúde. Foram abordadas inúmeras propostas e sugestões", estamos satisfeitos com o resultado, avaliou.
Paul Moll, presidente do CMSM elogiou a qualidade da conferência e as idéias debatidas e ressaltou a importância do evento na promoção de uma saúde mais eficiente e acessível à toda população.
VÍDEO
Importante ressaltar que as conferências municipais também são preparações e mobilizações para celebrar a Semana da Saúde (Dia Mundial da Saúde) comemorado dia 7 de abril, e as sugestões levantadas serão tratadas e apresentadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde a ser realizado em Brasília de 4 a 7 de agosto de 2019.
Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde é comemorado todos os anos na mesma data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada, em 7 de abril de 1948. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida.
Comments