top of page

Município de Mâncio Lima realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social


Sob o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o Município de Mâncio Lima realizou a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Prefeitura de Mâncio Lima, por meio Secretaria Municipal de Assistência Social.

Aberta a todos da rede socioassistencial da cidade, entre trabalhadores, usuários, conselhos, poder executivo, entidades e sociedade civil organizada, a Conferência Municipal constitui-se em uma instância máxima de participação da sociedade civil e governo com a finalidade de avaliar a política de assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social-SUAS.

O objetivo do evento foi promover um importante espaço de diálogo para a participação da comunidade, em que foram avaliados e debatidos os rumos da Política de Assistência Social de Mâncio Lima, com propostas de diretrizes para seu aperfeiçoamento.

A CMAS discutiu os seguintes eixos temáticos:

FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?; SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS e; BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

A prefeita em exercício Ângela Valente e o Presidente da Câmara de Vereadores Renan Costa prestigiaram o evento, que contou com a presença de diversos membros da sociedade, secretarias municipais, órgãos e entidades do Município. A Prefeita recebeu ainda em seu gabinete a visita de Karen Carvalho, representante da SEASDHM - Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon


0 comentário

Comments


bottom of page