Melhor Idade: Centro do Idoso acolhe público para lazer e cuidados com a saúde


Aos poucos o Centro do Idoso Raimundo Bernardo de Souza começa a retomar as suas atividades normais. Na manhã desta sexta-feira (04) a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Convivência reuniu mais um grupo da melhor idade para um momento de lazer e cuidado com a saúde. Em função da pandemia da Covid-19, os encontros acontecem por grupos com números limitados de pessoas.

“A pandemia da Covid-19 impôs uma série de restrições e muitos dos nossos encontros da melhor idade ficaram comprometidos. Contudo, sabemos que nossos idosos precisam sair um pouco de casa, descontrair e cuidar da saúde e, para evitar aglomerações e seguindo os protocolos de saúde, estamos nos reunindo gradativamente. Estamos oferecendo alguns serviços de saúde e lazer para o nosso público da melhor idade”, falou Neize Matos, Coordenadora dos Serviços de Convivências.

Durante o encontro, uma equipe do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou palestras educativas sobra hipertensão e diabetes, exames de glicemia e verificação da pressão arterial. Os cuidados com a saúde e com portadores de comorbidades tem sido uma constante durante os encontros de convivência.


“Em conjunto com o fisioterapeuta e a nutricionista, nós, da Academia da Saúde, prestamos assistência ao Programa da Melhor Idade por entender que este é um público delicado e merece uma atenção especial. Eles se sentem amados, acolhidos e cuidados, realizamos verificação de pressão arterial e glicemia e, detectando alguma alteração este idoso é encaminhado ao médico e posteriormente ao nosso programa de acompanhamento e monitoramento. É essencial este cuidado com a saúde, com a alimentação e sempre que sentir algo procurar os nossos especialistas”, finalizou Elizangela Ferreira, Enfermeira e Coordenadora do NASF.

Após às atividades da área de saúde, os idosos tiveram um momento de lazer com danças e brincadeiras. Além dos idosos, o Programa dos Serviços de Convivência acompanha crianças e adolescentes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social com busca ativa nos bairros, a fim de montar as turmas para as atividades e cursinhos, atividades esportivas, com o objetivo de preencher o tempo das mesmas.


Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário