Na manhã da última terça-feira, 18, a Prefeitura de Mâncio Lima recebeu a visita técnica de Gilberto Moresco, representante da Coordenação de Eliminação da Malária do Ministério da Saúde, e do represente estadual da Regional de Saúde do Vale do Juruá, Sr. Hélio Cameli, para acompanhar o trabalho de combate à malária que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Combate às Endemias.
Pela manhã, a equipe se reuniu no gabinete do Prefeito, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Ajucilene Gonçalves, a Assessora Técnica, Marineis Rodrigues, o Gerente de Endemias, Francisco de Melo, e o apoiador municipal para controle e eliminação da malária, Renan Novaes. Na oportunidade, foram apresentadas as reivindicações e anseios para fortalecimento e manutenção das ações que vem sendo desenvolvidas no município. Na parte da tarde, realizaram visitas às unidades de maior demanda de diagnóstico da doença, como o Hospital Dr.
Abel Pinheiro e a Unidade Básica de Saúde Sofia de Almeida Barreto, localizada no Bairro São Francisco.
De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 1.046 casos de malária, o que representa uma queda de 33% dos casos em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrado 1.553 casos positivos da doença.
“Estou muito satisfeito com o que vi e, quero parabenizar a gestão e toda equipe de profissionais da saúde pelos excelentes resultados no combate à malária, em Mâncio Lima há um trabalho de excelência e muita dedicação o que tem possibilitado números baixos de casos positivos desta doença”, disse Gilberto Moresco , Técnico do Ministério da Saúde.
Os bons resultados só estão sendo possíveis graças ao apoio e compromisso da gestão em promover saúde e bem-estar para população. As equipes seguem trabalhando para eliminar a malária em todo território de Mâncio Lima, conforme o Plano de Eliminação da Malária determinado pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde de eliminar a doença até 2035. Nesta luta a população tem um papel fundamental bem como os gestores municipais.
Assessoria de Comunicação Social
Jenildo Cavalcante
Beatriz Monte
Imagens: Evandro Ibernon
Commenti