Mâncio Lima recebe equipamentos e insumos agrícolas para fortalecer a agricultura familiar


Com investimento de mais de R$ 200 mil, o deputado federal, Leo de Brito (PT/AC), entregou na última sexta-feira (22), para à Prefeitura de Mâncio Lima (AC), Cooperativa de Café e à comunidade Indígena Puyanawa, um Micro Trator, Carreta-reboque Agrícola, Moto Cultivador Agrícola Basculante, além de adubos e mudas de café clonal.


“O deputado Leo de Brito foi muito generoso em nos ajudar. Em conversa comigo durante uma visita em nossa comunidade, eu falei para ele da nossa luta e entendeu todas as nossas necessidades e em pouco tempo e ele já trouxe os suplementos que precisamos, que era a carroça para nosso trator, dentre outras coisas. Como esse ano é de colheita da nossa mandioca que plantamos ano passado, então este equipamento vai ser de grande valia. E queremos bater a meta de oito mil sacas de farinha e esse trator vai ajudar bastante no transporte”, descreveu o Cacique Joel da aldeia Puyanawa.

Para o presidente da Cooperativa de Café da Mâncio Lima, Francisco Romoaldo, os implementos agrícolas irão ajudar a agricultura familiar do município. “A entrega desse trator e implementos agrícolas vai ajudar bastante a agricultura familiar. Anteriormente o deputado Leo já destinou adubo e isso deu fortalecimento muito grande na nossa lavoura. Para nós é importante esse equipamento já que somos o polo do café na região do Juruá”.


O Chefe do Escritório de Cruzeiro do Sul da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (SEPA), Marcos Pereira, enfatizou a parceria entre a Prefeitura de Mâncio Lima e o Governo do Estado. “É uma grande satisfação para o governo do Estado através da SEPA, ter recebido essa emenda através do deputado Leo, e cumprir hoje a entrega desses equipamentos para a prefeitura de Mâncio Lima e estamos colocando à disposição toda a estrutura da secretaria para fortalecer ainda mais o crescimento do plantio de café em Mâncio Lima”.

O deputado Leo de Brito ressaltou que o município já virou um polo do café no Estado do Acre e, com isso, mais pessoas estão tendo uma renda familiar maior. AS beneficiadas com os implementos agrícolas foram a Comunidade Indígena Puyanawa e Cooperativa de CooperCafé.


“Mâncio Lima já virou um polo do café no estado do Acre, temos a possibilidade hoje de mais e mais pessoas estarem tendo um trabalho e renda com a cultura do café clonal. Quando eu estive aqui ano passado, conversei com os produtores e vi a necessidade de trazer os adubos, principalmente para os pequenos produtores que estão iniciando essas culturas, ao mesmo tempo em que estamos fortalecendo a agricultura de baixo impacto dos nossos parentes indígenas lá na aldeia dos Puyanawas. Além dos três tratores com carretinhas que irá fortalecer aqueles produtores dos polos que trabalham com hortaliças. É um trabalho que vai ajudar crescer e fortalecer a agricultura familiar de Mâncio Lima”, disse.

Issac Lima, prefeito do município disse que a parceria entre o executivo e o deputado é muito importante para o crescimento de Mâncio Lima. “É de grande importância está parceria. Este é mais um recurso colocado pelo deputado Leo de Brito na agricultura familiar do município. O deputado destinou o valor para a compra de adubo e mudas de café, além das maquinas. Para nós é importante, pois vai gerar renda aqui para nossa cidade”.

Assessoria de Comunicação Social

Assessoria do Deputado Léo de Brito

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário