Mâncio Lima realiza testagem por bairro para quebrar a cadeia de transmissão do novo coronavírus.

O Município de Mâncio Lima está adotando uma nova estratégia para quebrar a cadeia de transmissão da doença causada pelo novo coronavírus: à realização de testagem rápida e entrega de medicamentos nos bairros da cidade. Após visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, são identificados os pacientes com síndrome gripal ou sintomas da COVID-19 e encaminhados a sua unidade de saúde para a testagem rápida, caso esteja com mais de dez dias de sintomas, e a entrega de medicação para quem está nos primeiros dias de suspeitas do novo coronavírus.

“O Bairro Guarani vem apresentando um índice muito alto de contaminação pelo novo coronavírus e, nós, já atendemos vários pacientes que testaram positivo. Diante desta realidade que vinha nos preocupando, eu, juntamente com a equipe da UBS Dr. Cerqueira decidimos fazer um atendimento específico para o novo coronavírus como forma de diminuir os casos no bairro. Foram realizadas visitas domiciliares para identificar os pacientes com os sintomas da doença e encaminhados para este dia de atendimento COVID-19. Estamos fazendo teste rápido, entregando a medicação e orientando para que as pessoas se conscientizem de que o novo coronavírus não é simples como elas estão pensando. Estamos unindo forças para vencer esta doença, a equipe desta Unidade de Saúde, a enfermeira, técnicos de saúde, equipe de apoio e os ACS estão comprometidos e engajados, porém, é muito importante que a população faça sua parte porque só assim vamos quebrar a cadeia de transmissão deste vírus”, destacou Dra. Fátima Maldonado Ferreira, clínica geral da Unidade de Saúde Dr. Cerqueira.

No Bairro Guarani já são mais de 60 pessoas infectadas pelo novo coronavírus inclusive na família da dona de casa Nonata Dias que aproveitou o dia de testes na comunidade para também fazer o seu exame e seu filho. “Eu acho muito importante porque não precisamos ir até o posto para fazer os testes e evita correr o risco de se contaminar lá mesmo. Lá é muita gente e aqui é bom porque é do lado de caso, estou com os sintomas e vou fazer o teste meu e do meu filho, minha família quase toda já teve coronavírus”, destacou a dona de casa.

Recentemente o Município de Mâncio Lima adquiriu cinco mil testes rápidos do novo coronavírus. A unidade de referência para a doença é a Unidade de Saúde Raimundo Reginaldo de Almeida que recebe diariamente pouco mais de 30 pacientes, destes, uma média de 12 são testados positivos para a COVID-19.

“O objetivo desta atividade é cortar a cadeia de transmissão do coronavírus. cada unidade de saúde vai realizar em sua área um levantamento das pessoas que estão com síndrome gripal para que possamos realizar um dia de testagem e atendimento só para COVID-19 e desafogar o Posto Sentinela Raimundo Reginaldo. Quem já está com a quantidade de dias para o teste vai realizar e, quem está nos primeiros dias de sintomas será medicado após avaliação médica. Queremos tratar toda população que está com síndrome gripal para quebrarmos de vez a cadeia de transmissão do vírus. A prioridade nesse momento são os bairros que estão com índices altos de contaminação, esperamos que as pessoas nos ajudem, o momento não é para relaxar, é pra continuar com o isolamento social, continuar usando máscaras e evitando aglomerações”, finalizou Ajucilene Gonçalves Mota, Secretária Municipal de Saúde.

O primeiro caso de contaminação pelo vírus foi registrado no dia 26 de abril em um senhor de 59 anos de idade. Mâncio Lima já tem registrado 586 casos da COVID-19, mais de 1.800 pessoas foram notificadas e já são 463 curados. O número de óbitos subiu de sete para oito e, um desses óbitos foi registrado no último final de semana no Bairro Guarani.

Imagens: Raphaela Barbary