• DECORP

Mâncio Lima realiza I Feira de Saúde

Mâncio Lima realiza I Feira de Saúde


Com o objetivo de fortalecer o nível de informação dos jovens e adolescentes através da promoção da saúde e prevenção de agravos, com a exposição e orientação sobre os serviços oferecidos na atenção primária e vigilância em saúde a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã da última sexta-feira, 20, a I Feira de Saúde no pátio da Escola Estadual Francisco Freire de Carvalho.



Além das orientações e dos diversos serviços ofertados, centenas de alunos centenas de alunos, autoridades, o Prefeito Municipal, Vereadores e demais presentes puderam ver uma dramatização dos efeitos nocivos da malária na vida do ser humano. O programa Se Liga Ai, em que jovem educa jovem também deixou sua mensagem aos jovens e adolescentes.


A Feira de saúde é uma atividade do Programa Julho Amarelo do Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado. A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C.


O que disseram:

“Estou muito satisfeito em ver um número grande de jovens numa feira tão importante como esta. Esta atividade da Secretaria Municipal de Saúde tem esse objetivo que os jovens sejam instruídos e levem essas informações para suas famílias, amigos e vizinhos. A prevenção ainda é o melhor remédio, aqui temos profissionais de diversas áreas com os mais variados conhecimentos para repassar a nossa juventude. Espero que façam bom uso de tudo isso para que tenhamos uma população informada e sadia. Nosso trabalho e compromisso são em estar a cada dia buscando meios para oferecer os serviços de qualidade e mais humano para nossa gente”. Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.


“A I Feira de Saúde nasceu em função do Julho Amarelo que é o mês dedicado às hepatites virais e, como tínhamos que fazer algo que atraísse a atenção dos jovens e da população nós resolvemos fazer esta atividade em uma escola do Município. A ideia é ir em todas as escolas levando informações, vacina contra o HPV, saúde do homem e da mulher, teste rápido, orientação para a prevenção da gravidez na adolescência e as IST (Infecção Sexualmente Transmissíveis). Estou muito satisfeita com o empenho e dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde que está aqui pra tirar dúvidas e esclarecer a nossa população jovem”. Joice Gonçalves, Secretaria Municipal de Saúde.


“Quero parabenizar o Prefeito Isaac Lima, a Vice-Prefeita Ângela Valente e a Secretaria de saúde Joice pelo trabalho bonito que estão fazendo em favor de nossa população. Esta atividade é muito importante, ela e preventiva e educativa e orienta os jovens que são o futuro de nossa cidade. É importante destacar o empenho das equipes de saúde, a dedicação e o amor que cada profissional tem dispensado em suas funções trabalhando de sol a sol para levar saúde humanizada e de qualidade para o nosso povo”. Mazinho, Vereador.


“Achei esta feira muito interessante porque motiva nós alunos, os adolescentes a cuidarem de seus quintais, de suas casas, se prevenir quanto a oferta de drogas e as doenças que existe em nosso Município. Irei compartilhar o que aprendi aqui com minha família, com os meus amigos e vizinhos para incentiva-los a termos uma cidade melhore mais saudável para se viver”. Riquelme Gomes, aluno do 3º ano da Escola Estadual Francisco Freire de Carvalho.


“Esta feira é de grande valia para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Estamos muito satisfeitos em sermos a primeira escola a receber esta atividade de saúde. Tenho certeza que os alunos irão aproveitar todos os ensinamentos aqui dados, irão ouvir atentamente e transmitir em seus grupos familiares e de convivência. Ficamos bastante lisonjeados e estamos de braços de abertos para receber eventos como este e colaborar com o Município no que for possível nas ações voltadas para a área de saúde. Fica os nossos agradecimentos e parabéns a Secretaria Municipal de Saúde, a todos os funcionários envolvidos neste e a gestão do Prefeito Isaac Lima”. Josimar Araújo Rodrigues, Diretor da Escola Estadual Francisco Freire de Carvalho.


“Educar os jovens é muito porque a agente se sente importante a útil. Eu como jovem entendo que é mais fácil o jovem da minha idade absorve melhor a informação, presta mais atenção. O nosso movimento trazendo jovens para educar jovens é uma forma mais eficaz de atingirmos os objetivos do Programa Se Liga. Eu deixo a seguinte mensagem para os jovens: viva o hoje, mas, não viva o hoje sem pensar no amanhã, porque muitos jovens fazem coisas levadas pela emoção do momento e quando passa acaba se arrependendo como por exemplo uma gravidez indesejada e o uso de drogas que pode acabar com a família. Jovem tem que curtir sim mas, curtir com sabedoria, sem drogas, se prevenindo e agindo com consciência”. Débora Silva Marques, 17 anos, voluntária do Programa Se Liga aí.



Jenildo Cavalcante

Assessoria de Comunicação Social

Imagens: Raphaela Barbary

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

Portal da Transparência

Pessoal / RH

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

OGU/Emendas Parlamentar

Convênios Federais

Lista dos beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede SIM "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à informação

   Registro

   Consulta

   Estatísticas do "e-Sic"

   Glossário

 

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas