top of page

Mâncio Lima participa da Mobilização Nacional da Marcha das Mulheres Negras por reparação e bem viver

  • Foto do escritor: Jenildo Cavalcante
    Jenildo Cavalcante
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
ree

Mâncio Lima aderiu, na manhã desta terça-feira, 25 , à mobilização nacional da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, movimento que ocorre em diversas cidades do país para chamar atenção para o enfrentamento ao racismo, à violência e ao feminicídio que atingem de forma mais intensa as mulheres negras.

ree

O ato reuniu a Prefeitura, OPM, Associação de Mulheres Negras, escola estadual, Secretaria de Saúde, Assistência Social, Educação Conselho da Mulher e a comunidade. A caminhada saiu da Escola Belarmino de Mendonça em direção ao centro da cidade finalizando com um ato, reforçando a importância do combate diário à violência contra a mulher.

ree

A Marcha tem como objetivo defender a vida das mulheres negras, enfrentar o racismo, exigir políticas públicas, reivindicar reparação histórica e fortalecer a rede de proteção e cuidado. Em Mâncio Lima, esses propósitos foram reforçados pelas vozes das participantes.

ree

Maria Naísla, presidente da Associação de Mulheres Negras, destacou que a violência afeta majoritariamente as mulheres negras e agradeceu o apoio das instituições parceiras: "Trazemos esse tema para praça pública porque sabemos que, no nosso país, a maior incidência de violência está contra nós, mulheres declaradas negras. Essa marcha chama atenção para algo importante: hoje estamos na rua, mas o combate à violência contra a mulher deve ser diário, dentro de casa, na escola e na sociedade.”

ree

Francirlene Gonçalves, dona de casa, afirmou que ações como essa fortalecem a autoestima e dão visibilidade às dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras. “Esse movimento ajuda muito, porque hoje em dia as mulheres negras enfrentam muitas dificuldades, dentro das casas e até andando pelas ruas. Existem muitas formas de violência. Eu achei esse momento maravilhoso para ajudar as mulheres negras de Mâncio Lima.”

ree

Já Marilene Pereira, chefe do Setor de Políticas Públicas para as Mulheres, reforçou que esta é a segunda edição da marcha no município e que o objetivo é conscientizar a população e unificar esforços para combater a violência, o racismo e outras formas de preconceito. "Sabemos que, em todo o Brasil, a mulher negra sofre agressões, racismo e violências diversas. Nós, do Setor de Política para as Mulheres, junto com a Associação das Mulheres Negras, trabalhamos a conscientização da população por meio desses eventos. Queremos reforçar que a mulher precisa ser amada, respeitada e protegida. Com união e parceria, conseguimos avançar no combate a essa violência tão injusta. A mulher precisa ser respeitada e protegida, e isso só é possível com união e parceria”.

ree

A Marcha das Mulheres Negras firma-se como um gesto de resistência e mobilização social em Mâncio Lima, reafirmando que a defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres negras é compromisso permanente de toda a sociedade.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: Evandro Ibernon

Comentários


LOGO MÂNCIO LIMA edtada.png

Fale na Prefeitura

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Mâncio Lima - Estado do Acre

CNPJ 04.059.671/0001-89


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Mapa do Site


📱Fone: +55 (68) 3343-1445 (Responsável Jenildo Cavalcante)

🏢 Rua Anselmo Maia, n°2015, Bairro José Martins CEP: 69.990-000.Mâncio Lima, Acre, Brasil

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13:30h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 gabinete@manciolima.ac.gov.br ou ouvidoria@manciolima.ac.gov.br

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page