Começa a campanha de vacinação contra a gripe 2019 em Mâncio Lima
A Prefeitura de Mâncio Lima, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2019. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários.
Em uma primeira fase, que começou em 18 de abril, foram priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, foi feita por decisão e de acordo com o Ministério da Saúde, por causa da maior vulnerabilidade desses grupos.
No último sábado (04/05) aconteceu o Dia D para os grupos abaixo, nas 7 (sete) unidades de saúde de Mâncio Lima e em 01 (um) ponto móvel, situado numa escola no Pé da Terra.
Trabalhadores da saúde
Povos indígenas
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
Idosos
Professores de escolas públicas e privadas
Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
Jovens sob medidas socioeducativas
Funcionários do sistema prisional
Pessoas privadas de liberdade
Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas)
A Secretária de Saúde de Mâncio Lima, Ajucilene "Joice", informou que a meta é imunizar no mínimo os 90% (noventa por cento) do público alvo contra a gripe no município, e até o momento 30% (trinta por cento) do público já foram imunizados.
Joice também informou que a campanha Nacional de Vacinação começou no último dia 10 e prossegue até 31 de maio. Em Mâncio Lima a vacina está disponível nas unidades de saúde. De acordo com a Secretária a zona ribeirinha Moa e Azul já estão 100% imunizadas. O município segue na busca por garantir o cidadão saúde de qualidade e atendimento humanizado. Foi realizado também busca ativa para garantir a imunização dos grupo, importante ressaltar que a escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação.
O que fazer se os sintomas da gripe surgirem
A orientação é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa, assim como aglomerações e ambientes fechados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. É importante conversar com o médico para, caso a situação se agravar, buscar apoio rapidamente.
Recomendam-se ainda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Isso impede a transmissão do vírus. Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
Galeria de Fotos
Comments