• DECORP

Mâncio Lima dá início a campanha de vacinação contra a gripe 2019 e já atinge 30% do público alvo

Começa a campanha de vacinação contra a gripe 2019 em Mâncio Lima



A Prefeitura de Mâncio Lima, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2019. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários.



Em uma primeira fase, que começou em 18 de abril, foram priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, foi feita por decisão e de acordo com o Ministério da Saúde, por causa da maior vulnerabilidade desses grupos.


No último sábado (04/05) aconteceu o Dia D para os grupos abaixo, nas 7 (sete) unidades de saúde de Mâncio Lima e em 01 (um) ponto móvel, situado numa escola no Pé da Terra.

  • Trabalhadores da saúde

  • Povos indígenas

  • Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

  • Idosos

  • Professores de escolas públicas e privadas

  • Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa

  • Jovens sob medidas socioeducativas

  • Funcionários do sistema prisional

  • Pessoas privadas de liberdade

  • Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas)



A Secretária de Saúde de Mâncio Lima, Ajucilene "Joice", informou que a meta é imunizar no mínimo os 90% (noventa por cento) do público alvo contra a gripe no município, e até o momento 30% (trinta por cento) do público já foram imunizados.




Joice também informou que a campanha Nacional de Vacinação começou no último dia 10 e prossegue até 31 de maio. Em Mâncio Lima a vacina está disponível nas unidades de saúde. De acordo com a Secretária a zona ribeirinha Moa e Azul já estão 100% imunizadas. O município segue na busca por garantir o cidadão saúde de qualidade e atendimento humanizado. Foi realizado também busca ativa para garantir a imunização dos grupo, importante ressaltar que a escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação.



O que fazer se os sintomas da gripe surgirem

A orientação é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa, assim como aglomerações e ambientes fechados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. É importante conversar com o médico para, caso a situação se agravar, buscar apoio rapidamente.


Recomendam-se ainda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Isso impede a transmissão do vírus. Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.


Galeria de Fotos



Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

Portal da Transparência

Pessoal / RH

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

OGU/Emendas Parlamentar

Convênios Federais

Lista dos beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede SIM "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à informação

   Registro

   Consulta

   Estatísticas do "e-Sic"

   Glossário

 

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas