Lixão controlado de Mâncio Lima pega fogo e Bombeiros e Brigadistas controlam as chamas


Na última quinta-feira, 9, um incêndio criminoso atingiu o lixão controlado de Mâncio Lima e os bombeiros atuaram junto com os Brigadistas e a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo no local para debelar as chamas. Ainda não há informação sobre as causas do fogo porém, tudo indica ter sido uma ação criminosa.


O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Josadaque, disse que foram usados mais 18 mil litros de água para controlar o fogo. ” Ainda não é possível falar da causa do incêndio”, cita.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Mâncio Lima, Rosaldo Marques, acredita em incêndio criminoso. “Nosso engenheiro florestal e os brigadistas foram os primeiros a chegar ao local e em seguida acionamos os Bombeiros. Já registramos um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para identificar o autor do incêndio”, relata.

Rosaldo acrescenta ainda que duas máquinas da prefeitura foram usadas como apoio para o trabalho dos Bombeiros, aterrando o lixo, evitando a propagação das chamas. O gestor ambiental explica que no local são feitas limpeza e aterramento dos rejeitos semanalmente e que a estrutura deverá em breve, dar lugar a um aterro sanitário.

Às 16h00 d tarde de ontem Bombeiros e Brigadistas conseguiram controlar as chamas. A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Meio e Turismo, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a SEMA, realizaram uma capacitação para brigadistas na prevenção e combate a incêndios florestais.

O Curso que ocorreu durante do dia 24 e 25 de junho, formou dez pessoas que já estão atuando diretamente no combate ao fogo descontrolado. De acordo com dados da SEMATUR, em Mâncio Lima, só no ano de 2021, já foram queimadas mais de 200 hectares de floresta ocasionando danos ao meio ambiente, aumento da temperatura e problemas respiratórios oriundos das fumaças.


Assessoria de Comunicação Social

Com informações do site Ac24horas.com

Imagens: Arquivos SEMATUR

0 comentário