top of page
  • Foto do escritorJenildo Cavalcante

Janeiro branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional

O ano de 2024 acabou de começar e com ele inicia-se a campanha Janeiro branco, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. 

As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais.

A Prefeitura Municipal de Mâncio Lima através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMEC) realizou nos dias 23 e 24/01, aos servidores municipais, atividades com a Assistente Social  e Coordenadora do Núcleo  da Saúde  do Trabalhador do Hospital Abel Pinheiro Filho,  Josiane Souza, em alusão a campanha do mês de janeiro. A ação tem como objetivo de chamar a atenção das pessoas para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental.

Na última quarta-feira, 24, foram realizadas atividades físicas com o Educador Físico Agilson Dias da Secretaria Municipal de Saúde. Um bate papo as Nutricionistas, sorteios com várias premiações e um café da manhã saudável finalizou as atividades do mês.

o Instituto Janeiro Branco, responsável pela realização da campanha, busca quebrar estigmas, incentivar o diálogo aberto sobre questões emocionais e fornece ferramentas práticas sobre Saúde Mental.

A campanha tem como objetivo criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral.

Galeria de imagens:

 Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: arquivos SEMEC/MS

 

0 comentário

Comments


bottom of page