O II Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2024 reuniu gestores municipais, técnicos, professores, alunos, conselheiros e a população em geral, em um evento que destacou o compromisso de todos com a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Realizado, na manhã desta quarta-feira, 26, no Centro de Multiuso Professora Hildegardes Araújo, o fórum teve como objetivo avaliar os avanços e desafios no cumprimento das metas estabelecidas pelo Selo UNICEF, um programa que busca melhorar a qualidade de vida de jovens em todo o Brasil.
“A juventude tem um papel muito importante e decisivo nesse processo que estamos em busca, que é o selo UNICEF. Sempre estamos buscando fazer mais e melhor para nossa sociedade e, com as equipes técnicas que temos nas Secretarias os resultados têm aparecido. Os nossos órgãos de fiscalização e controle têm um papel fundamental na construção de bons cidadãos para ter caráter, dignidade e ser acreditado. O gestor precisa ter o olhar amplo para beneficiar todos e que as políticas sejam inclusivas e de melhoria da qualidade de vida da nossa população. O Selo será um reconhecimento de nossas políticas e a possibilidade de as gestões futuras fazerem excelentes ações”, disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.
O evento contou com a presença de diversos segmentos da sociedade, refletindo a importância da mobilização comunitária para o alcance das metas do Selo UNICEF integrado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações.
“Eu parabenizo o município de Mâncio Lima por essa iniciativa tão importante para as políticas locais, uma construção conjunta voltada para as crianças e adolescentes, mostrando a preocupação da cidade e as ações que estão fazendo. É bonito ver os adolescentes presentes, pois ninguém melhor que eles para falarem do que é melhor pra si, falando a sua própria língua, pensando preventivas perspectivas para o futuro, se tornando articuladores e trazendo o selo para o município com os benefícios que vêm junto com o mesmo”, destacou a Magistrada Dra. Glaucia Aparecida Gomes.
Técnicos e especialistas trouxeram dados atualizados e análises aprofundadas sobre os indicadores de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. Essas informações foram essenciais para a construção de um panorama claro e objetivo da situação atual.
“O Selo Unicef, para nós enquanto órgão de fiscalização e controle dos direitos da criança e do adolescente é fundamental para o reconhecimento e o fortalecimento das políticas que estamos desenvolvendo. Estamos felizes pela forma com quem a gestão conduz essa política, não é algo novo, são das nossas ações do dia a dia que estão inseridas neste programa do selo e, o sucesso está na mão do articulador e na parceria das secretarias, o selo é um conjunto de ações articulados com as secretarias, e sistematizada para que o órgão que acompanha nos avalie e sejamos premiados”, enfatizou Maria Naisla, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Selo UNICEF é uma iniciativa que incentiva os municípios a implementarem políticas públicas eficazes para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. O fórum comunitário é uma etapa crucial nesse processo, proporcionando uma plataforma para a avaliação das ações realizadas e a formulação de novas estratégias. Em 2024, o alinhamento com os ODS destacou a importância de uma abordagem integrada e sustentável.
“Enquanto representante do NUCA - Núcleo de Cidadania de Adolescentes, é uma alegria muito grande estar aqui representando nossas crianças e adolescentes, dando nossa contribuição para esse prêmio tão importante para as políticas do nosso município”, finalizou a adolescente Lara Malu.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda global que visa erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030. A integração das metas do Selo UNICEF com os ODS foi um dos principais focos do fórum, destacando a importância de ações locais alinhadas aos objetivos globais.
Entre as principais deliberações, destacaram-se:
Fortalecimento das Redes de Proteção Social: Melhorar a coordenação entre diferentes setores e instituições para responder eficazmente às necessidades das crianças.
Ampliação de Programas de Educação e Saúde: Investir em iniciativas que promovam a educação integral e a saúde preventiva, assegurando acesso a serviços de qualidade.
Incentivo à Participação Ativa dos Jovens: Criar espaços para que os jovens possam expressar suas opiniões e influenciar as decisões que afetam suas vidas.
O fórum resultou em um plano de ação alinhado aos ODS, que será incorporado às estratégias municipais. Todos os envolvidos se comprometeram a monitorar e avaliar continuamente os progressos realizados.
Pelo quarto ano, o município de Mâncio Lima está concorrendo a mais uma edição do Selo, tendo vencido duas. As etapas incluem, cursos, fóruns, busca-ativa escolar e vacinal, acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social e às crianças na primeira infância.
Galeria de imagens:
Assessoria de Comunicação Social
Jenildo Cavalcante
Beatriz Monte
Imagens: Evandro Ibernon
Comments