Gestores de Mâncio Lima participam de Seminário do TCE “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”
- Jenildo Cavalcante
- 25 de mar.
- 2 min de leitura

A equipe de gestão, técnicos e o Prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, participam desde a segunda-feira, 24, em Cruzeiro do Sul do Seminário Início de Mandato e o Controle Externo, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), através da Escola de Contas. Os gestores participam de uma série de palestras e oficinas, como parte do Programa Aprimora Gestão – TCE Itinerante 2025.

“Este seminário é extremamente importante para nós gestores que estamos iniciando o mandato, pois ele nos orienta como devemos agir frente aos desafios de gerir as contas públicas do Município e fazermos uma boa gestão com qualidade e equilíbrio. O município recebe poucos recursos dos entes federados e já vem determinado 25% para a educação, 15% para a saúde, e o que sobra para investimento é muito pouco. Por isso é tão importante a competência de gerir esse recurso”, destacou Zé Luiz, Prefeito de Mâncio Lima.

Além das palestras que englobam temas como o meio ambiente, gestão pública, cadastro de gestores nos sistemas do TCE, ainda ocorrem cinco oficinas temáticas, com atividades práticas nas áreas de Despesa de Pessoal e a Gestão Municipal; O Novo Sistema LICON 2.0; Prestação de Contas: Principais Irregularidades; Instrumentos de Planejamento e Gestão Pública; e Controle de Patrimônio.

Participaram da solenidade de abertura, o conselheiro-ouvidor do TCE, Cristóvão Messias, a prefeita em exercício de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, o prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, o vice-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Edesio Matos, e o vice-prefeito de Rodrigues Alves, Neto do Jamilson, e vereadores.

Com mais esta etapa, o Aprimora Gestão alcança todos os municípios do Acre com a capacitação que já percorreu todas as regionais do estado, com o início das atividades no mês de fevereiro, concluindo no Juruá as ações de 2025.
Assessoria de Comunicação
Jenildo Cavalcante
Imagens: Evandro Ibernon
Comments