Fórum de Meio Ambiente e Agenda 2030 discute políticas de desenvolvimento sustentável

Na manhã desta quinta-feira (2), a prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo- SEMATUR, realizou no auditório do Colégio Pe. Edson, o I Fórum Municipal de Meio Ambiente, Agenda 2030 e os ODS- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Com a presença de líderes Indígenas, representantes do puder público municipal, federal e estadual, Câmara de Vereadores, líderes sindicais e sociedade civil organizada, o Fórum teve como objetivo discutir o planejamento estratégico da SEMATUR e, conhecer a agenda 2030 e os ODS. Mâncio Lima é o primeiro Município no Acre a iniciar a elaboração deste importante instrumento de desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis, discussão e criação de ações e estratégias, que vão de encontro ao que definem os ODS.

“Aqui, nós estamos discutindo o nosso próprio bem-estar, não só o nosso, mas, das futuras gerações. Nós estamos vivendo um momento de mudanças climáticas visíveis e extremas, sol quente demais, secas assolando o planeta e as cheias que chegam neste período de inverno, é preciso nos perguntarmos o que podemos fazer para contribuir para a melhoria do meio ambiente. Tudo isso pode passar, se o ser humano tiver consciência de cuidar do seu espaço, do ar que respiramos, do solo que caminhamos, produzindo em harmonia com o meio ambiente”, disse Ângela Valente, Vice-prefeita.

Durante o planejamento, foi apresentado aos presentes o Planejamento Estratégico da Secretaria, devidos em grupos, os participantes contribuíram com ações e propostas futuras para a politica municipal de meio ambiente. Um dos pontos mais discutidos, foi a gestão de resíduos sólidos com o viés para a reciclagem e reaproveitamento de material orgânico.

“É possível cuidar do meio ambiente e turismo com participação e responsabilidade, agradeço muito a todos que tiraram um tempo nesta manhã para discutirmos juntos as políticas de meio ambiente para Mâncio Lima, fortalecendo o conselho de meio ambiente, envolvendo mais atores e tendo um olhar mais atento à essas questões. Sabemos que meio ambiente não é só cuidar da floresta, é cuidar do meio onde vivemos, respeitando e valorizando aquilo que a natureza nos dá”, falou Rosaldo Marques, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Agenda 2030 e os ODS

A Agenda global 2030 é um compromisso assumido por líderes de 193 Países, inclusive o Brasil, e coordenada pelas Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), nos termos da Resolução A/RES/72/279.OP32, de 2018, da Assembleia Geral da ONU.

São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas no período de 2016 a 2030, relacionadas a efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento, que incorporam e dão continuidade aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de subsídios construídos na Rio + 20.