A cidade de Mâncio Lima nasceu de um povoado denominado Vila Japiim, em homenagem a uma ave de plumagem preta e amarela, endêmica desta região. Numa imensa região banhada pelo Rio Moa e afluentes, cortada por paranás, igarapés e igapós, fixou-se um grande número de nordestinos, predominando entre eles os cearenses, seringueiros ou agricultores.
Fundada sob a influência da extração da borracha, atualmente a cidade acreana, com 19.294 habitantes, comemora avanços e tem recebido investimentos que vão desde infraestrutura até capacitação na área do turismo. Além disso, o município, que tem como cartão postal a Alameda das Águas, tem chamado cada vez mais atenção.
Na última quinta-feira, 30, a cidade mais ocidental do Brasil celebrou com grande sucesso seus 47 anos de fundação. A prefeitura organizou o tradicional desfile cívico-militar para marcar a importante data da emancipação política. O evento contou com cerca de 25 instituições de ensino, Policia Militar, Corpo de Bombeiros C FRON Juruá/61 Bis, o Colégio Militar Dom Pedro II, além de entidades civis e secretarias municipais.
Com a presença maciça da população manciolimense, o evento contou com a participação especial do prefeito Isaac Lima, da vice-prefeita Ângela Valente, vereadores, comandantes das forças de segurança, secretários municipais, ex-prefeitos e um grande número de autoridades. Na oportunidade, os avanços e investimentos realizados nos quase oito anos de gestão foram registrados e celebrados.
“Estamos aqui com a sensação de dever cumprido, pois a gente comprovou tudo aquilo que a gente garantiu lá no início, que era trabalhar em prol da população e nós trabalhamos acima da meta. É momento de agradecer a todos por estarem conosco em todos os momentos”, disse o prefeito Isaac Lima.
Lara Malu, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Antônio de Oliveira Dantas, contou sobre a experiência vivenciada no desfile cívico. “Ver nossas escolas e instituições desfilando com tanto orgulho é lindo, e por ser meu último desfile cívico pela minha escola foi uma alegria imensa”, disse a estudante do terceiro ano do Ensino Médio.
Com destaque no desfile cívico, a Escola Municipal Artur Lebre, localizada no Bairro Guarani, que em sua apresentação, contou a sua história, comemorou o investimento do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima, que irá construir um novo prédio no valor de R$ 1,1 milhão.
“Temos vivenciado um período de muito aprendizado e avanço educacional e, estamos muito orgulhosos por daqui há alguns meses recebermos o novo prédio da escola Artur Lebre, bonito, aconchegante e acolhedor. Agradecemos à gestão municipal que busca atender aos pedidos e necessidades da escola com agilidade e eficiência”, disse a gestora da escola Artur Lebre, Professora Edinalva Dias.
O desfile cívico representou toda a diversidade e riqueza existente no município de Mâncio Lima. Apresentações mostraram uma população feliz, potencializaram a força do turismo local, homenagearam os fazedores de cultura, o homem do campo e contaram histórias de personagens importantes para o desenvolvimento de Mâncio Lima. A auto estima, hábitos saudáveis e uma boa alimentação também foi trazido para a Avenida Japiim.
“Tenho muita felicidade em saber que dei os primeiros passos aqui na emancipação política de Mâncio Lima e, quando a Vila passou a Município, pude contribuir mais ainda sendo eleito prefeito de 1989 a 1992 e, de 2001 a 2008 tendo alegria de ter minha esposa como Vice-prefeita, fechando em 2024 um mandato de oito anos. Tenho uma grande felicidade comigo de ter dado a minha contribuição”, expressou o Ex-prefeito Luiz Helosman.
As secretarias municipais trouxeram os avanços e conquistas da atual gestão, mostrando o compromisso em todas as áreas políticas, fechando com a frota de veículos e equipamentos adquiridos, que tem mudado a realidade da cidade, tanto na área urbana, quanto na zona rural e fluvial.
A festa durou oito dias, de acordo com o levantamento da Policia Militar, não houve nenhum registro de natureza grave durante a realização das atividades, as ocorridas foram resolvidas no próprio local.
Ainda, segundo o comando em Mâncio Lima, outras ocorrências foram registradas no Município em função do fluxo de pessoas que chegaram na cidade, mas, nenhuma destas interferiu para o sucesso, a ordem e segurança das comemorações dos 47 Anos de Mâncio Lima.