• Jenildo Cavalcante

Campanha de vacinação contra a gripe começou segunda-feira para idosos de Mâncio Lima


Nesta primeira etapa também serão imunizados os profissionais de saúde. Ação foi antecipada neste ano por causa do coronavírus. Em Mâncio Lima equipes de saúde estão indo de casa vacinando os idosos

A Campanha Nacional de Vacinação começou na última segunda-feira (23) inicialmente para idosos e trabalhadores da saúde. A ação foi antecipada neste ano para ajudar na identificação de pacientes com coronavírus - a imunização não tem eficácia contra o vírus, mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão.


“Esse primeiro momento a campanha de vacinação vai atender aos idosos e os profissionais de saúde. Nós estamos usando a estratégia de usar uma van e ir de casa em casa devido a temperatura da vacina e pra manter em casa os idosos. O Agente de Saúde vai até a pessoa e realiza a vacina. A demanda nesse primeiro momento é razoável porém a gente percebe uma aceitação e procura maior do que nos anos anteriores. Vamos colocar a disposição mais um carro com a equipe de saúde para atendermos o maior numero possível de pessoas prioritárias”, falou Joice Gonçalves, Secretária Municipal de Saúde.

Os idosos acima de 60 anos estão no grupo de maior risco para o coronavírus, com letalidade de 15% para o grupo acima de 80 anos. Eles também são considerados mais vulneráveis à gripe. De acordo com a Secretária Joice Gonçalves a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas a campanha de 2020 foi antecipada porque ela é ainda mais importante em tempos de pandemia.


“Essa vacina é para a gripe, é para a influenza AH1N1, não tem nenhum efeito sobre o coronavírus. O que corta a cadeia de transmissão do vírus ainda é o isolamento social, não saiam de suas casas, esperem nossos agentes lhe visitar e levar até os nossos idosos a vacina”, finalizou Joice Gonçalves, Secretária Municipal de saúde.

A próxima etapa da campanha contra a gripe começa no dia 16 de abril e vai imunizar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Na segunda fase, serão vacinados professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.


De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Acre, o cronograma de vacinação no Acre previsto é o seguinte:


· 23/03: 1ª fase - Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde;

· 16/04: 2ª fase - Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;


· 09/05: 3ª fase - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A vacina contra a gripe, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ainda não há vacina contra a Covid-19.


Jenildo Cavalcante

Assessoria de Comunicação Social

Informações do site G1

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

Portal da Transparência

Pessoal / RH

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

OGU/Emendas Parlamentar

Convênios Federais

Lista dos beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede SIM "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à informação

   Registro

   Consulta

   Estatísticas do "e-Sic"

   Glossário

 

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas