Na manhã desta sexta-feira, 17, a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, de forma intersetorial, promoveu a caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O dia 18 de maio marca uma luta diária da sociedade brasileira: a proteção de nossas crianças e adolescentes contra os crimes de abuso e exploração sexual. O objetivo da campanha é sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente. A rede é formada por órgãos como: CRAS, PSE, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. - CMDCA, MP, Delegacia e Poder Judiciário.
O evento contou com a parceria da SEMEC, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Transporte, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA, Escola Antônio de Oliveira Dantas e Escola Belarmino de Mendonça e Poder Judiciário de Mâncio Lima, Policia Militar e Detran.
Dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro da Rede ECPAT no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do ECPAT, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia.
A caminhada teve início em frente à Escola Belarmino de Mendonça e percorreu parte da Avenida Japiim até a Praça São Sebastião. Gestores municipais, alunos, professores, técnicos e Secretários Municipais prestigiaram a caminha. Com a presença da Juíza de Direito de Mâncio Lima, Dra. Gláucia Aparecida Gomes e a Vice-prefeita Ângela Valente falaram da importância de se manter os direitos e a preservação das crianças contra a exploração e abuso sexual.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes. O evento foi custeado pela Prefeitura Municipal de Mâncio Lima e organizado pelo CRAS.