...

Café clonal: Mâncio Lima é contemplado com emenda de R$ 2,5 milhões para compra de insumos

O anúncio do envio da emenda parlamentar da Deputada Jéssica Sales, no valor de R$ 2,5 milhões, não podia ter sido em outro lugar. Foi em meio a uma plantação de centenas de pés de café que a parlamentar deu a boa notícia ao prefeito de Mâncio Lima do envio de recursos para uma cultura agrícola que, mesmo parecendo nova para alguns, já foi o carro chefe da economia da cidade que se desponta como referencia no cultivo do café clonal.

“Eu nunca duvidei do potencial econômico que o café tem, lá atrás, meu pai, vizinhos e amigos do dele, já plantavam esta cultura agrícola e já tinha uma excelente lucratividade. Infelizmente, com o passar do tempo, o café ficou adormecido dando espaço a outros plantios. Junto com o Deputado Jonas Lima e com o ex-deputado Sibá Machado resolvemos resgatar o café clonal em nossa cidade e, hoje estamos ganhando mais uma adepta e talvez uma das mais empolgadas para melhorar a vida do homem do campo, a Deputada Federal Jéssica Sales. Essa emenda que ela está garantindo vem de encontro a todas as necessidades de quem resolveu diversificar a sua produção, vamos adquirir com este recurso insumos para recuperar o solo, implementos para auxiliar desde a plantação até a venda do produto”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Foi na década de 50, perdurando até meados da década de 80, que o café teve seu apogeu na região do Juruá. Em Mâncio Lima a produção era familiar e plantada nos fundos dos quintais ou em pequenas propriedades. Com excelente preço e mercado garantido, muitas das famílias tiravam sua renda do cultivo desta bebida apreciada por todos.

Mas, em 2017, o prefeito Isaac Lima resolveu resgatar e diversificar a produção rural do Município, reimplantando o cultivo do café. Em uma visita de campo, na última quinta-feira (30), guiada pelo Prefeito Isaac Lima, as Deputadas Jéssica Sales, Federal e Antônia Sales, estadual, Deputado Jonas Lima, os Secretários Danilo Chagas, Kennedy Guimarães e alguns produtores rurais, viram a dimensão que a cultura do café está ganhando em Mâncio Lima.

“Ninguém começa sem ter um incentivo, dos grandes sonhos saem as grandes realizações. Em Mâncio Lima eu me inspiro no modelo de produção e na garra das pessoas, pessoas trabalhadoras e acima de tudo povo bravo e destemido. Aprendi a fazer a política da boa vizinha e de bons resultados. Esta agenda de campo com o Prefeito Isaac Lima, encontrando grandes amigos, como Dim, Romualdo, Bruno, Marquinhos, Neto, da minha mãe, a Deputada Estadual Antônia Sales, seu Zé e até o Deputado Estadual Jonas Lima, que também se dedica à produção agrícola, e pra mim a melhor agenda que já fiz. Mâncio Lima é um dos mais fortes municípios do Acre na área de produção familiar. Sou fiel apoiadora da agricultura, porque acredito que os pequenos podem se tornar grandes produtores rurais e colaborar para o fortalecimento da economia do nosso Estado, sendo capaz de tornar nossa região autossustentável. É muito gratificante saber que estou contribuindo, através de meu mandato, com a produção familiar”, disse Jéssica Sales, Deputada Federal (MDB).

Edno Guedes é um dos maiores entusiasta do cultivo do café, sua propriedade foi a primeira visitada. Em sua área de 41 hectares, localizada no ramal do Batoque ele cultiva coco, tangerina, laranja, peixe, abacate, açaí e o amendoim. Os mais de 82 mil pés de café vieram pra diversificar a economia do produtor rural.

“É um prazer e uma satisfação muito grande receber duas deputadas, a Jéssica Sales, sua mãe Antônia Sales e o nosso prefeito Isaac. Eu comecei aqui plantando a roça, era pouca, mais dava pra sustentar a família, aos poucos foi evoluindo e, hoje tenho coco, tangerina, laranja, peixe, abacate, açaí e o amendoim. O café foi o grande mentor para melhorar a renda da minha família, hoje, eu lucro uma média de R$ 10 mil e, vou aumentar ainda mais porque não tenho dúvida que o café é um dos melhores produtos agrícolas no mercado”, destacou Edno Guedes, produtor rural.

A Deputada Estadual Antônia Sales não escondeu a alegria e admiração em cada visita aos produtores. A comitiva pode acompanhar áreas que cultivam desde a cana-de-açúcar, a criação de pequenos animais, coco, café, no Bairro Guarani uma indústria de fabricação de ração e um das maiores plantações de mamão e maracujá do Município.

“A vivênc