top of page

Avanços do Projeto IDEB Qualifica Mais são apresentados ao Prefeito Isaac Lima


O Projeto IDEB Qualifica Mais já contemplou 80% das escolas inscritas para o exame de avaliação SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. O objetivo do projeto é trabalhar de forma dinâmica e diversificada os componentes curriculares de português e matemática abordados nos cadernos da avaliação, com intuito de fixar os conteúdos já trabalhados no decorrer das atividades na sala de aula entre professor e aluno, para que os mesmos possam ter um bom desempenho na realização da avalição que será feita este ano.

Na manhã desta quarta-feira, 20, acompanhado do Secretário de Articulação Institucional, Danilo Chagas, o Prefeito Isaac Lima esteve na Secretaria de Educação acompanhando o desempenho das escolas e a aceitação do projeto pela classe escolar.

“Já determinei ao Secretário Junior Pinho que, juntamente com sua equipe, se dediquem a execução deste projeto da melhor forma possível. Nossa meta é avançar nos dados do IDEB, não para permanecermos na mesma posição, diante de todos os investimentos que já foram feitos. Construímos escolas, reformamos outras e todos os nossos professores ou tem ensino superior ou uma pós-graduação, temos todas as condições de melhorarmos os índices de avaliação da nossa educação”, disse Isaac Lima.

Já foram percorridas cinco das sete Escolas Municipais que irão participar da prova do SAEB com as turmas priorizadas, 5ª anos, e as disciplinas de Português e Matemática, o aulão está sendo um reforço a mais para as escolas.


O Projeto, aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito Isaac Lima se transformou na Lei nº 539/2023, instruindo o mesmo no âmbito da Educação Básica do Município. As adições deste projeto ocorrerão a cada biênio e serão divididas em duas categorias: Eficiência Educacional, com a maior pontuação nos indicadores do IDEB, evolução proporcional no IDE, comparado com o resultado anterior e, Excelência em Ensino em que a avaliação leva em consideração a avaliação das duas subcategorias da primeira.

O Projeto traz um incentivo a mais para a escola e para os professores. Serão premidas com R$ 5 mil as duas escolas que apresentarem melhor resultado na avaliação e, R$ 3 mil para os três melhores professor com o objetivo de incentivar a melhoria do ensino e os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica.


As próximas unidades de ensino a serem visitas são as Escolas Rurais Gloria Soriano Rosas, na comunidade Belo Monte e Braulino Vieira de Alencar, no Pentecostes.

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon


0 comentário
bottom of page