top of page

Ajuda Humanitária: Mâncio Lima recebe primeiras ajudas do Governo do Estado


O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, reconheceu na última segunda-feira, 18, a situação de emergência, desencadeada em Mâncio Lima, por conta das tempestades ocorridas nos dias 4 e 10 de setembro.


Na manhã desta terça-feira, 19, a equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), se reuniu com o Prefeito Isaac Lima, Defesa Civil Estadual e Municipal, Secretários Municipais e o poder legislativo para definição dos próximos passos após o reconhecimento Federal de apoio as famílias atingidas pelos fortes vendavais.

“Eu agradeço muito a Deus e à equipe da Defesa Civil, tanto do Estado, quanto do Município, pelo empenho e celeridade no apoio às famílias atingidas e afetadas pelos vendavais dos últimos dias. O Governo do Estado prontamente coloca sua equipe a nossa disposição, fazendo um trabalho sério e de forma responsável. Quero agradecer também aos nossos parlamentares federais que estão empenhados para a aprovação de mais um Decreto de emergência e na liberarão dos recursos. Sabemos que muitas famílias não tem condições de recuperarem os prejuízos rápido e, esta ajuda, será de grande valia e servirá para que possam se restabelecer e retomarem suas vidas normalmente”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Já nesta semana estará chegando as primeiras doações de colchões, roupas, produtos de limpeza e cestas básicas. A equipe técnica do estado está realizando um levantamento para identificar outras necessidades mais urgentes.


“Esta é uma determinação do Governo do Estado através do seu gabinete, do gabinete da Vice-governadora para prontamente atendermos a cidade de Mâncio Lima neste momento delicado que algumas famílias estão passando. Nós, estamos aqui para ver o que a gente pode encaminhar de ajuda neste primeiro momento. A partir de quinta-feira, 21, já chega a primeira ajuda humanitária para atender, em primeiro lugar com sacolões, colchões, roupas e calçados. E, a nossa equipe fará um levantamento para ajudarmos ainda mais o município de Mâncio Lima", disse Hilquias Almeida, Diretor de Assistência Social.

De imediato, com recursos próprios, a Prefeitura está prestando assistência a 35 famílias que tiveram suas casas totalmente destelhadas após um cadastro e a análise da equipe que está em campo. Essas famílias priorizadas são do CadUnico, com crianças e idosos em casa.

Desde sábado, 16, que uma equipe da Defesa Civil estadual está instalada no município prestando assistência às famílias e somando com a defesa civil municipal. O decreto de emergência do evento do dia 13 já está em análise em Brasília para o reconhecimento e envio dos recursos para auxiliar às famílias.

O reconhecimento da situação de emergência é de suma importância, pois através dele o Município pode pleitear recursos junto ao Estado e ao Governo Federal para continuar levando solidariedade às famílias. Além disso, o reconhecimento abre portas para a busca de outros auxílios, como a liberação do FGTS para as famílias mais afetadas.

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário

Comentarios


bottom of page