...
 

Agosto dourado: Secretaria de Saúde encerra campanha de incentivo a amamentação


Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.


O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses. Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais, ou seja, não há limite de idade para a amamentação.

A importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças é tema da campanha Agosto Dourado, criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).


O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

A prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou sob o tema: amamentar vale ouro, diversas atividades de inventivo a amamentação.


Agente de Saúde, equipe médica das UBS realizaram visitas domiciliares e encontros de orientação as mães em período de amamentação ou que esteja no período de gravidez. As orientações vão desde a importância do aleitamento materno, maneira correta de amamentar, benefícios e o período indicado para tal.


Assessoria de Comunicação Social

Imagens: Arquivo SMS