top of page

Agentes comunitários de Saúde e de Endemias concluem curso técnico do Programa Saúde com Agente


O ginásio da Escola Estadual Antônio de Oliveira Dantas recebeu no último final de semana a cerimônia de colação de grau de 46 alunos nos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente. O Projeto é uma parceria da Prefeitura Mâncio Lima com o Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O Programa “Saúde com Agente” foi desenvolvido para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) e, melhorar os indicadores de saúde. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

A partir de agora, os profissionais ACS podem aferir pressão arterial e realizar outros procedimentos durante a visita domiciliar, antes de encaminhar um paciente para a Unidade Básica de Saúde. Já os ACE poderão realizar ações de prevenção e controle de agravos à saúde, interagindo com os agentes comunitários e a equipe de Atenção Básica.

O curso teve a duração de durante 10 meses e capacitou 46 profissionais do município, com encontros online e presenciais. As aulas práticas foram ministradas por preceptores, profissionais de saúde da rede de atenção à saúde de Mâncio Lima, que foram capacitados anteriormente pelo Ministério da Saúde.

Participaram do evento, o Prefeito Isaac Lima, a Secretária de Saúde, Ajucilene Gonçalves, o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Kennedy Guimarães e o Secretário de Articulação Instrucional, Danilo Chagas, o Secretário de Obras, Rosaldo Marques, servidores municipais e servidores concluintes do curso.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social Jenildo Cavalcante Beatriz Monte Imagens: Evandro Ibernon


0 comentário

Comments


bottom of page