top of page

Abertura da V Feira do Peixe de Mâncio Lima tem público recorde e vendas acima do esperado


A V Edição da Feira do Peixe de Mâncio Lima já se mostra promissora e com recorde de público já na abertura. Centenas de pessoas, expositores, feirantes e piscicultores prestigiaram o primeiro dia. A alta procura por peixes e verduras movimentou o centro da cidade. A abertura oficial contou com a presença de autoridades, populares e estudantes.


A artista local Ilane Silva emocionou e encantou os presentes com a interpretação do Hino de Mâncio Lima. A feira tem como objetivo dar a oportunidade ao piscicultor e ao produtor da agricultura familiar de vender seu produto direto ao consumidor. Este ano, o evento conta com dezenas de barracas de verduras, produtos da agricultura familiar e peixes de várias espécies.

Um dos pontos altos da abertura foi a homenagem à agricultora e pescadora Maria Das Dores Soares – Dorinha, in memoriam. Todos os anos a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Produção, homenageia na Feira do Peixe um pescador pelo seu amor e dedicação a esta profissão de levar o alimento a mesa dos mancioliemsnes.

O concurso do maior pescado, novidade deste ano, movimentou os piscicultores que procuraram apresentar o maior peixe nas categorias matrixã, tambaqui e piau. Após a pesagem os vencedores, que levaram para casa o troféu e R$ 800 em prêmio foram:

1º Lugar – Tambaqui - Maria Sena, Sítio Pôr do Sol com o peixe de 5,2kg

1º Lugar Piau- Piscicultura Roneilson com o peixe 1,3kg

1º Lugar Matrixã – Piscicultura do Véi com o peixe de 1kg.

Durante os três dias será possível comprar as espécies criadas em açudes, como o tambaqui, pintado, piau, curimatã, tambacu e matrixã. Terá também diversos produtos artesanais e da agricultura familiar, com destaque para hortaliças e frutas além de apresentações culturais e venda de comidas tendo o peixe como principal.

A feira do peixe conta com o apoio do SENAR e SEBRAE este último, como parte Programa Cidade Empreendedora aderido por Mâncio Lima em 2021.


A HOMENAGEADA

Maria das Dores Soares de Mendonça, mais conhecida por "Dorinha", nasceu no dia 13/06/1953, em Mâncio Lima. Era mãe de 10 filhos. Era uma mulher forte provedora do lar, que lutava sempre acreditando em Deus, além de pescadora era também agricultora que plantava e cuidava das plantações como feijão, milho, mandioca entre outros produtos. As vezes observava que o "rio não estava pra peixe ", o que dificilmente acontecia no rico rio Japim, por que sempre chegava com sua cesta farta com peixes de todas as qualidades.

Dominava a pesca como ninguém, sempre tinha seus "segredos" pra captura dos peixes. Assim,

Dorinha ainda tinha sua turma da pesca; Dona Maria, Mariazinha e a Fatima do Ocelio que iam a pesca no igarapé Japiim sempre tinha um canteiro de cebola ‚lindo pra comer com peixes fresquinhos. Dorinha nos deixou no dia 13 de agosto de 2013 no hospital de Mâncio lima com 60 anos, vítima de câncer de faringe.


O que disseram:


“Nós estamos entrando na Semana Santa, momento este em que as pessoas procuram mais pelo peixe e, é exatamente nesta data que realizamos a nossa V Feira do Peixe. A expectativa é de boas vendas, visto que os rios não estão oferecendo boa pescaria e vai vender quem trouxer peixes de açudes. Nos organizamos para superar as vendas e quantidade de toneladas do ano passado, estamos apoiando com transporte, gelo e com os nossos técnicos. Espero que as pessoas venham prestigiar estes três dias de evento, tanto de Mâncio Lima, quanto dos municípios vizinhos”. Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.


“Quando demos os primeiros passos para a realização deste evento, fomos atrás de parceiros importantes, como o SEBRAE, SENAR, associação dos piscicultores e pescadores. Ao SEBRAE nossa gratidão por está até hoje conosco promovendo uma feira forte e consolidada na região. Estamos com a Feira do Peixe, desenvolvendo o município, gerando renda e emprego, embora que de maneira indireta, para centenas de famílias, pois é a agricultura familiar, a produção local que alavanca a economia de nossa cidade”. Ângela Valente, Vice-prefeita.


“Quero parabenizar a gestão do Prefeito Isaac e da Vice-prefeita Ângela por um evento tão bonito e tão movimentado como este. É gratificante ver a alegria e o entusiasmo no semblante de cada um que trouxe seu produto para ser vendido e melhorar a renda da sua família”. Renan Costa, Presidente da Câmara de Vereadores.


“A feira já está superando as nossas expectativas, estive conversando com os feirantes e os mesmos estão animados empolgados com as vendas alguns já pretendem dobrar a quantidade de toneladas de peixe que irão trazer. Estamos oferecendo produtos de qualidade, como peixe, frutas e verduras fresquinhas para os nossos visitantes. Aqui o consumidor já leva o peixe tratado e com tempero pronto para ir ao fogo”. Alan Souza, Secretaria Municipal de Produção.


“Nós sempre trouxemos aqui pra feira o produto vivo, fresco e, este ano, resolvemos inovar, agregar valor e qualidade ao produto trazendo um estoque de tambaqui filetado, costela de tambaqui e lançando hoje a linguiça de tambaqui que está tendo ótima saída. Estamos com a expectativa de vender uma média de 3 toneladas para este evento, um produto com qualidade e bem cuidado”. Maria Sena, Piscicultora.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário
bottom of page